A Ancine publicou nesta sexta, 16, dois novos painéis interativos no Portal do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA: o Painel Interativo da Produção Audiovisual Brasileira e o Painel Interativo de Coproduções Internacionais. De acordo com a Ancine, a atualização dos painéis será mensal.
O primeiro deles é composto por sete abas, e apresenta informações detalhadas das obras brasileiras produzidas desde 2002, nos últimos 10 anos ou 12 meses, conforme recorte aplicado.
A fonte de dados são os registros das obras na Ancine e os Certificados de Produto Brasileiro – CPBs emitidos, a partir das informações e contratos apresentados pelos produtores.
Nas abas deste painel é possível obter informações acerca da localidade da produtora, da classificação, do tipo e das características das obras audiovisuais, bem como do segmento inicial pretendido para sua veiculação e de suas fontes de financiamento.
Uma das abas disponibiliza tabela com filtros para pesquisa dos CPBs emitidos pela Agência desde 2002. É possível pesquisar um ou vários registros de diferentes maneiras, além de recortes específicos do ano de emissão, localidade, classificação e tipo da obra. 2023 foi o melhor ano da série histórica em volume de obras registradas. O gráfico abaixo mostra a comparação entre os anos da última década.
Desde 2002, foram emitidos 51.480 Certificados de Produto Brasileiro, sendo 8.326 longas-metragens e 10.862 obras seriadas. Os curtas-metragens representam 41% de todos os CPBs. Documentários, videomusicais e ficção representam a maior das obras brasileiras registradas, respectivamente, 26%, 25,4% e 25%. Animação, por sua vez, representa apenas 6,2% das obras registradas. Mais da metade das obras, 27.901, são produções independentes.
A concentração de produções no eixo Rio de Janeiro/São Paulo é evidente (gráfico abaixo): quase 72% dos CPBs emitidos, totalizando 36.933.
A TV por assinatura é o segmento inicial de exploração da maioria das obras brasileiras certificas, sendo 16.416 desde 2002, seguido das salas cinematográficas, com 4.943 obras. Apenas 935 CPBs foram emitidos para obras cujo segmento inicial era o Video On Demand.
Outro dado relevante é que, mesmo excluindo os videomusicais, em todos os anos da série, o volume certificados que tiveram fontes de financiamentos recursos não geridos pela Ancine supera muito o de obras financiados pelo Fundo Setorial do Audiovisual e as Leis de Incentivo geridas pela agência reguladora. No ano passado, por exemplo, foram registradas 1.154 obras financiadas por outras fontes de financiamento; 249, pelo Fundo Setorial do Audiovisual; 108 pelas leis de incentivo geridas pela Ancine; e 53 por recursos do FSA somados aos das leis de incentivo.
Coprodução internacional
O segundo painel interativo é composto por três abas, e trata especificamente das coproduções brasileiras internacionais. A fonte dos dados também são os CPBs emitidos.
As abas trazem recorte específico dos CPBs emitidos por ano e das parcerias internacionais formalizadas. É possível realizar pesquisas específicas e utilizar diferentes filtros.
Portugal, Argentina e França se destacam entre as coproduções internacionais. Das 489 coproduções registradas desde 2002, os Portugal é o parceiro em 95 delas, enquanto segundo os dois outros países empatam em segundo lugar com 89.
Os anos de 2019, 2015 e 2023 foram os que tiveram o maior volume de coproduções internacionais registradas: 45, 40 e 38, respectivamente.
Transparência
As duas novas ferramentas se somam aos outros quatro painéis disponíveis no site: "Painel de Agentes Econômicos", "Painel de Produtoras Brasileiras Independentes e Classificação de Nível", "Painel Complexos e Salas de Exibição" e "Painel Indicadores do Mercado de Exibição".
Todos os Painéis Interativos do OCA têm como fonte os conjuntos de dados abertos da Agência, disponíveis no Portal de Dados Abertos.
Segundo a Ancine, a iniciativa busca a ampliação da transparência e a melhoria da qualidade dos dados do setor audiovisual, meio da divulgação em um formato mais amigável.
Acesse aqui e confira todos os painéis interativos do OCA.