Canal Brasil estreia sua nova identidade visual

Canal Brasil

O Canal Brasil estreia na madrugada desta sexta, 18, quando completa 22 anos no ar, sua nova identidade visual. É o primeiro grande rebranding do canal e o apogeu de processo de transformação pelo qual vem passando desde o início de 2019 e que inclui a ampliação do conteúdo original, abrindo espaço para séries. "É a cereja do bolo", comemora Camila Roque, gerente de marketing do Canal Brasil.

Livre, divertida, moderna, irreverente e democrática, a marca – que deixa de ser estática e agora é dinâmica, em 13 versões – traduz a diversidade do canal, que faz um resgate afetivo da brasilidade. O projeto de rebranding é assinado pela agência Tátil Design, em parceria com a área de Marca & Comunicação da Globo.

Segundo Camila Roque, a transformação na parte de comunicação do canal começou em meados de 2019, quando o canal contratou uma pesquisa realizada junto ao público e ao público potencial do Canal Brasil. "Percebemos que havia espaço para um comunicação mais forte e mais direcionada para o conteúdo brasileiro. A pesquisa apontou, por exemplo, que o canal precisava se mostrar mais".

"(A marca) está mais a cara do que a gente sempre foi, mas elástica e tem várias facetas, como o nosso cinema", conta Camila Roque, gerente de marketing do Canal Brasil

"Foi como levar a marca para o divã, repensar o papel do canal e se olhar mais, perceber como a gente se mostrava", diz. Durante essa reflexão, conta a executiva, cada profissional e cada área já foi se transformando. O trabalho foi surpreendido pela pandemia, mas o canal resolveu dar continuidade. "Agora que colocamos na rua a nova marca, mas as mudanças que poderíamos fazer internamente, já fomos fazendo, como ampliar a comunicação e conversar mais com o público final. Já pudemos lançar campanhas e sentir o resultado imediato no ar, na audiência e nas redes sociais", conta.

Para ela, a parceria com a Tátil Design foi muito rica. "Eles foram muito assertivos. (A marca) está mais a cara do que a gente sempre foi, mas elástica e tem várias facetas, como o nosso cinema".

A campanha online e offline terá vídeos veiculados nos metrôs e VLT, bancas de led, shoppings centers, aeroportos do Rio e de São Paulo, além de canais de televisão e redes sociais. Também inclui um vídeo-manifesto com Andréia Horta, Babu Santana, Dira Paes, Fabiula Nascimento, Gilberto Gil, Matheus Nachtergaele, Thati Lopes, Leandro Hassum, Nicole Puzzi, Jup do Bairro, Linn da Quebrada, Thiago Lacerda e Simone Zuccolotto, que representam a pluralidade da programação.

"A campanha tem um pouco do elenco do canal e um pouco do 'povo do cinema'. Todo mundo que a gente convidou, topou", conta. No entanto, a logística, principalmente em tempo de pandemia, não permitiu que todos os convidados entrassem na campanha, que foi toda gravada remotamente. Cada um dos 13 participantes recebeu na porta de casa um kit que permitiu a gravação remota.

Para expressar a contemporaneidade do canal, o novo on air traz peças que têm a marca em movimento como protagonista e usa como pano de fundo trechos de filmes brasileiros dos mais diversos gêneros e épocas. O elenco também aparece em vinhetas brincando com a marca em movimento.

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