Druida Filmes se destaca no tema socioambiental e prepara longa de ficção

Preparando a rede para jogar. Foto: Marcelo de Paula /Druida Filmes

Em um momento em que o Brasil enfrenta desafios socioambientais urgentes, a Druida Filmes emerge como uma voz importante na documentação e denúncia da realidade brasileira. A produtora tem uma trajetória marcada pelo compromisso com questões ambientais, inclusive por conta da caminhada profissional do diretor e roteirista Marcelo de Paula, que, durante anos, atuou nessa área como fotógrafo e jornalista, ganhando prêmios com matérias e fotos publicadas no Caderno de Ecologia e na Revista do Domingo do Jornal do Brasil. Mais recentemente, a produtora tem emplacado seus documentários em importantes festivais, streamings e canais de televisão.

O longa-metragem "Apocalipse no Cerrado", premiado no Festival de Cinema Tarrafa 2021, expõe a devastação do Cerrado, um dos ecossistemas mais ricos e ameaçados do país. O filme, que recentemente entrou no catálogo do Streaming Maricá e na grade da C3TV Climatempo e Band Play, denuncia o avanço do agronegócio, o uso indiscriminado de agrotóxicos e a especulação imobiliária que assolam o bioma.

Outro destaque da Druida Filmes é o documentário "Peixe, Camarão, Sal e Tradição", selecionado para a competição internacional de médias-metragens do 11º FRICine. O filme aborda a luta dos pescadores caiçaras da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, que enfrentam a poluição da Laguna de Araruama, a maior laguna hipersalina do mundo.

A produtora também celebra a seleção de "Corumbá e o Carnaval do Pantanal" no edital Circula Serra Cine, da Petrópolis Film Commission. O documentário explora a rica cultura carnavalesca de Corumbá, revelando a influência da Marinha do Brasil, que se instalou na região após a Guerra do Paraguai.

Em paralelo a esses lançamentos, a Druida Filmes está produzindo o curta-metragem "Basta!", aprovado pela Lei Paulo Gustavo, que aborda a violência contra a mulher em Cabo Frio. A produtora também se prepara para a realização de seu primeiro longa-metragem de ficção, "10 Mortes", que será rodado em 2025 em Nova Friburgo.

A Druida Filmes se destaca por sua abordagem corajosa e sensível de temas socioambientais urgentes. Seus documentários não se limitam a registrar a realidade, mas buscam provocar reflexões e mobilizar a sociedade em torno da defesa do meio ambiente e da justiça social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui