A Kajá Filmes, fundada por Karina Almeida e Jair Silva, chega ao mercado audiovisual com a missão de cultivar e distribuir filmes brasileiros independentes, com novos olhares e histórias ao público brasileiro. A Kajá tem como premissa estar atenta a filmes fora do eixo e novos diretores e produtores, sem deixar de lado outros projetos e nomes mais experientes. A nova empresa busca ampliar o alcance de obras que refletem a diversidade cultural do país, oferecendo uma curadoria personalizada e um tratamento cuidadoso para cada filme, desde o planejamento até o lançamento comercial.
A experiência dos sócios em diferentes áreas do mercado de distribuição permite à Kajá atuar de forma estratégica e colaborativa. A empresa aposta em um modelo de distribuição viável, tanto para o circuito de cinemas quanto para plataformas digitais, pensando formas alternativas, alinhado às demandas contemporâneas do mercado e acreditando em seu potencial de crescimento a longo prazo, sempre em parceria com os realizadores.
A Kajá Filmes se compromete ainda a dar visibilidade a produções que dialogam com questões sociais urgentes, como inclusão, feminismo, comunidades indígenas, questões raciais e LGBTQ+. Com esse foco, a distribuidora quer se destacar como um agente transformador, buscando impactar o cenário audiovisual com narrativas autênticas e relevantes.
O catálogo da distribuidora já conta com os filmes “Não Há Mais História Sem Nós”, com direção de Priscilla Brasil e Rafael Uchoa; “Nas Ruínas do Americam Dream”, com direção de Priscilla Brasil; “O Benzedor”, com direção de Alfredo Manevy e Gualberto Ferrari; e “Sérgio Mamberti – Memórias do Brasil”, com direção Evaldo Mocarzel.
Os sócios
A carreira de Jair Silva na distribuição cinematográfica começou na Imovision. Passou pela Vitrine Filmes, onde trabalhou em projetos como “O Som ao Redor”, “Frances Ha” e “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”. Assumiu a gerência de programação de cinema na O2 Play, onde posteriormente assumiu como Gerente de Lançamentos, coordenando as estratégias de comercialização de filmes, tanto para o cinema quanto para plataformas digitais.
Karina Almeida atua no mercado audiovisual brasileiro desde 2011 como profissional autônoma, desenvolvendo planejamento e estratégias de comunicação e marketing para diversos agentes do ecossistema. Ao longo de sua trajetória, esteve envolvida em todas as etapas de produção de obras nacionais, como inscrições em editais, filmagens e lançamento. Trabalhou ainda com filmes internacionais, mostras e festivais de cinema. Seu foco tem sido a comunicação de filmes e projetos ligados a temas humanitários, questões sociais, minorias raciais, comunidade LGBTQ+, feminismo e direitos das mulheres.