TV a cabo segue em queda; dados de DTH distorcem números do mercado de TV paga

Depois de muito tempo sem atualizações, a Anatel publicou nesta quarta, 17, uma nova leva de dados mensais de acessos dos diferentes serviços de telecomunicações, desta vez com informações até fevereiro. E os números de TV por assinatura seguem confusos para qualquer acompanhamento efetivo do mercado, pois a exemplo do que havia feito com os dados de julho, a agência manteve os serviços "livres" como clientes do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC).

Trata-se da modalidade de serviço em que a operadora de DTH vende o equipamento de recepção ao consumidor e permite o acesso aos canais gratuitos e obrigatórios no sistema, mas sem cobrança de assinatura. Em julho, quando a Anatel passou a adotar essa metodologia, o total de acessos o total de acesso de TV paga saltou de menos de 14 milhões até então para 16,37 milhões. Agora o número de "assinantes" de TV paga está em 16,84 milhões, porque desde a última atualização a Sky passou a reportar para a agência mais 730 mil usuários do serviço aberto, computados agora como cientes de TV paga, chegando a 4,76 milhões de clientes.

No satélite, a Claro tem 1,5 milhão de clientes (incluindo os da modalidade "livre), mas é um número menor do que o de julho, que já contava com essa base não-pagante. Ou seja, houve queda de base no período de dois meses. A Oi também caiu cerca de 75 mil usuários entre julho e setembro, e está em cerca de 3,41 milhões de usuários (considerando os "livres").

O que é possível ter com maior segurança são os dados de assinantes dos serviços de cabo e fibra, que não apresentaram esse tipo de distorção. No caso da TV a cabo, são 5,630 milhões de assinantes em setembro (contra 5,575 milhões em julho), sendo que a Claro, maior operadora, segue numa trajetória de perda de base e registrou em setembro 5,5 milhões de assinantes, uma queda de 140 mil clientes a menos em relação a julho.

Já os assinantes de TV paga em fibra estão em 1,33 milhão, sendo a maior a Vivo TV com 917 mil acessos, contra 88 mil da Claro e 94 mil da Oi TV. Os pequenos provedores tem cerca de 234 mil acessos em fibra.

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