Telefônica expande oferta de fibra óptica a 370 mil domicílios

A Telefônica começa a oferecer em janeiro do próximo ano os serviços de banda larga, TV por assinatura e voz através de fibra óptica em oito cidades do interior de São Paulo e 20 bairros da capital. Vale lembrar, a fibra estava disponível para 40 mil domicílios na região dos Jardins, na capital. Com a expansão, atingirá 370 mil residências do estado.
Com isso, a velocidade da banda larga nas regiões atendidas pode ser de 8 Mbps a 30 Mbps. O novo serviço permitirá fazer vídeo chamadas e enviar mensagens texto.
TV por assinatura
Juntamente com a maior oferta de banda, a TVA passa a oferecer nesta rede, em um pacote conjunto com a Telefônica, o serviço de "TV por fibra", como prefere chamar Leila Loria, diretora geral da TVA, temendo que o termo IPTV seja confundido com os serviços de TV pela web, que não apresentam boa qualidade de vídeo. O serviço está em teste em cerca de mil residências nos Jardins. A novidade é que o serviço passa a contar com alta definição, inclusive de conteúdos oferecidos sob demanda.
A TVA oferecerá os canais por assinatura, canais abertos em alta definição, pay-per-view e uma locadora virtual com cerca de 500 títulos. Os preços dos conteúdos sob demanda serão parecidos dos praticados no pay-per-view, ou seja, R$ 6,90 por título. "Mas estamos negociando a possibilidade de cobrar uma assinatura que dá direito a todo o conteúdo", diz Leila. Além disso, alguns conteúdos, como shows, devem ser oferecidos gratuitamente. Em relação à oferta de canais HD no line-up, Leila diz que está negociando com a Fox e deve ter o segundo canal em alta definição da HBO, que deve contar com conteúdo dos canais Warner e Sony.
Através do próprio controle remoto, será possível ainda acessar conteúdos do portal Terra, como informações do trânsito e meteorologia, por exemplo. Ressalte-se que o decoder HD lançado pela TVA este ano conta com uma porta de rede que, por enquanto, não é usada. No momento do lançamento, a operadora prometeu serviços futuros em conjunto com o Terra. Segundo Leila, o serviço deve demorar um pouco mais para chegar a estes assinantes.
O preço, segundo Leila, deve continuar sendo o praticado entre os assinantes dos Jardins: R$ 399,00, incluindo ligações locais ilimitadas, banda larga e TV. Apenas o VOD deve ser cobrado à parte.
Outra novidade é que toda a rede bidirecional da TVA passa a oferecer o serviço de banda larga de até 16 Mbps.
Já o DVR, que TVA descontinuou em 2007, deve voltar a ser oferecido aos assinantes no segundo trimestre de 2009. "Já com alta definição e maior capacidade de armazenamento", diz Leila.
Lar digital
A idéia da Telefônica com o empacotamento dos serviços trafegando na rede de fibra é ampliar o conceito de "lar digital", expressão usada na apresentação do produto por Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica no Brasil. Seguindo o conceito, a operadora apresentou ainda o equipamento Orby, que deve ser lançado no primeiro trimestre de 2009. Ainda com nome provisório, o equipamento é um "smartphone fixo", que conta com uma pequena tela sensível ao toque e com conexão à Internet. Com ele é possível acessar rapidamente a serviços como YouTube, notícias, guia de restaurantes e de cinema, previsão do tempo etc.
Loja virtual
Segundo Antonio Valente, como é "quase impossível descrever a sensação de usar a banda de 30 Mbps", a Telefônica lança ainda este ano a primeira loja conceito da Telefônica no Brasil. Segundo Valente, não se trata de um ponto de venda dos produtos da operadora, mas de um ambiente de demonstração das tecnologias e serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui