Dois títulos brasileiros estarão no 75º Festival de Berlim, que acontece em fevereiro de 2025

“A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira, dia 17 de fevereiro, foram anunciados os primeiros títulos confirmados para a próxima edição do Festival de Berlim, marcada para o período de 13 a 23 de fevereiro de 2025. Dois brasileiros estão na seleção do evento alemão: "A Natureza das Coisas Invisíveis", que é o primeiro longa de Rafaela Camelo, e "Ato Noturno", suspense erótico de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher

A brasiliense Rafaela Camelo voltará ao Festival de Berlim após ter apresentado o curta "As Miçangas", co-dirigido por Emanuel Lavor, na edição de 2023. Seu longa de estreia terá première mundial no evento e faz parte da seção Generation, mostra que exibe produções voltadas ao público infanto-juvenil, apresentando histórias através da perspectiva de crianças e jovens. O filme é uma produção da Moveo Filmes em coprodução com a brasileira Apoteótica Cinematográfica e a chilena Pinda Producciones, com distribuição da Vitrine Filmes

Antes mesmo de sua estreia em Berlim, o longa já conquistou prêmios e participou de seleções em laboratórios e festivais voltados a filmes em finalização. Entre os prêmios recebidos estão o WIP Paradiso no Ventana Sur (2024), o prêmio Mistika no BrasilCineMundi (2024), o Prêmio de Melhor Projeto de Ficção no BAL-LAB do Festival Biarritz Amérique Latine e o Prêmio de Melhor Roteiro de Longa-Metragem no Festival Cabíria de 2019. O filme também foi selecionado para o First Cut Lab e First Cut Lab+ no Karlovy Vary (2024), para o Curitiba Lab no Olhar de Cinema (2024), além de integrar o 10º BrLab e o 20º Produire au Sud.

"A Natureza das Coisas Invisíveis" é protagonizado por Glória (Laura Brandão), uma menina de dez anos que é obrigada a passar as férias no hospital onde sua mãe (Larissa Mauro) trabalha como enfermeira. Lá, ela conhece Sofia (Serena), que acredita que a piora na saúde de sua bisavó está relacionada à internação no hospital. Apesar das diferenças, uma forte amizade surge entre as duas, trazendo conforto para enfrentarem juntas os desafios e dores desse momento. Enquanto exploram o hospital e compartilham seus desejos de sair dali, Glória começa a lidar com sentimentos que parecem não ser inteiramente seus, desde que passou por um transplante de coração quando menor. Entre encontros e reflexões, a amizade das meninas é o fio condutor de uma jornada agridoce de crescimento, com contornos de realismo fantástico que envolvem o mistério dos sentimentos de Glória.

O elenco do longa ainda conta com Camila Márdila e Aline Marta Martins. A produção é assinada por Daniela Marinho e Rebeca Gutiérrez Campos. "A Natureza das Coisas Invisíveis" será lançado no Brasil pela Vitrine Filmes. Em outubro, Camelo esteve no SAPI, o mercado audiovisual do Centro-Oeste, onde participou do painel "Linguagem e Gênero – A Autoria no Centro do Brasil" ao lado do diretor e roteirista Erico Rassi. Na ocasião, ela falou um pouco sobre o novo projeto, que até então era trabalhado com o nome "Sangue do Meu Sangue". 

"Ato Noturno", de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher (Foto: Divulgação)

"Ato Noturno", novo longa dos diretores brasileiros Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, foi selecionado para a mostra Panorama e representará o Brasil na 75ª edição do Festival de Berlim. Produzido por Jessica Luz e Paola Wink, o filme também será distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes. A empresa produtora é a Avante Filmes com coprodução da Vulcana Cinema – ambas do Rio Grande do Sul. Antes de chegar a Berlim, o filme já passou por laboratórios e mercados como o 18º Berlinale Co-Production Market 2021 e o Ventana Sur 2020 – Proyecta. 

Esta é a terceira participação do duo no evento, que recebeu seu longa de estreia "Beira-Mar" na mostra Fórum, em 2015, e "Tinta Bruta", em 2018, também na Panorama, onde levou dois prêmios: o Teddy Award de Melhor Filme, o mais importante prêmio destinado ao cinema queer do mundo, e o C.I.C.A.E. de Melhor Filme da mostra. 

Protagonizado pelo ator revelação Gabriel Faryas, "Ato Noturno" é um suspense erótico que entrelaça desejo e performance em uma narrativa sobre identidade e a constante gangorra entre o instinto de se render a ela e a pressão social para negá-la. O filme acompanha Matias, um ator em início de carreira que busca sua primeira grande chance ao estrelato em Porto Alegre, participando de um respeitado grupo de teatro. Quando a notícia de que uma grande série será rodada na cidade chega à trupe, a já saliente rivalidade entre o protagonista e seu colega de apartamento, Fabio (Henrique Barreira), se acirra. Mas Matias tem um obstáculo ainda mais desafiador se quiser conseguir o papel do galã: para ter uma chance de realizar seu sonho, o jovem terá que esconder parte de quem é e ceder às convenções de gênero.

Talvez em outro contexto a ambição prevalecesse diante da individualidade. No entanto, ao se envolver com Rafael (Cirillo Luna), um político que vive um teatro à sua maneira, manter suas vontades em segredo se torna uma dinâmica tão opressora quanto estimulante. Com distribuição da Vitrine Filmes no Brasil, "Ato Noturno" ainda não tem data de estreia no circuito comercial.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui