Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) TV é instrumento para alavancar as marcas que trabalham com influenciadores

TV é instrumento para alavancar as marcas que trabalham com influenciadores

A Tunad, plataforma de Inteligência de Mídia, em parceria com a Macfor, agência de publicidade digital, fez um levantamento que explica o impacto influenciadores digitais trabalhando em parceria de publicidade com as empresas e o quanto as características deste mecanismo são vistas de forma positiva pelas marcas.

Segundo o levantamento, hoje, os micro e médio influenciadores representam mais de 80% dos criadores de conteúdo do Brasil. Ainda que não tenham o mesmo alcance de grandes influenciadores, eles oferecem uma maior aproximação com o público, principalmente se o intuito é atingir nichos ou regiões específicas. Embora sejam a maioria, esses profissionais dificilmente têm como trabalho principal a criação de conteúdos. Os tipos de trabalhos realizados em parcerias com marcas, na grande maioria, são permutas. 

Dentre esse grupo, menos de 30% já assinaram algum contrato com marcas. Hoje, elas reconhecem a  importância de alcançar e se aproximar  do público. Por isso, investem em parcerias com grandes influenciadores e também médios e micro influenciadores.

É cada vez mais comum ver influenciadores digitais trabalhando em parceria de publicidade com as empresas. A operadora Oi, por exemplo, teve a parceria com o comediante e youtuber, Whindersson Nunes; a Monange com a ex-BBB Camilla de Lucas; a cantora Anitta com a Skol Beats.

A Natura, que escolheu o influenciador  Lucas Silvestre com inspiração de makes para o Halloween, conseguiu um aumento de 5.344% no alcance em um post, em comparação com os outros reels do mês. O engajamento caiu em 70% em comparação com os outros posts, mas isso é esperado com o boost em alcance.

Um segundo exemplo aconteceu com a Monange. A marca fez uma parceria com a influenciadora Laíris Trindade, que fala sobre moda, beleza e cabelos crespos no seu perfil. A parceria foi para promover a linha de cremes corporal de hidratação intensiva da marca e está disponível no perfil da influencer. De acordo com a Tunad e a Macfor, ao ser analisado o engajamento do post patrocinado com o engajamento do mês de outubro, foi possível perceber que a diferença foi de 17,4%.

Considerando a média dos cases analisados, a Macfor concluiu que o aumento foi de 47,46% no engajamento, ou seja, quase 50% de aumento para os posts de campanhas com grandes influenciadores do mercado.

“As empresas trabalham com influenciadores porque eles são uma forma eficaz de engajar o público. Influenciadores têm seguidores leais e envolvidos, o que significa que suas recomendações e opiniões são valorizadas e confiáveis. Além disso, a mensuração do sucesso de campanhas com influenciadores é crucial para entender o ROI (retorno sobre investimento) e ajustar estratégias futuras”, diz Fabrício Macias, Co-CEO da Macfor.

Um exemplo deste insight aconteceu durante a campanha da Chevrolet feita com a participação do empresário milionário e sócio da empresa, Henrique Maderite. O profissional utilizou o reels do Instagram da concessionária para criar uma aproximação com o consumidor usando uma linguagem mais descontraída. O objetivo da campanha na televisão foi, justamente, desafiar as barreiras entre o online e o offline com um QR code levando ao site.

Uma possível explicação para o alto Uplift da campanha da Chevrolet é que, como os carros são itens de alto valor e com muitas especificações, é natural a procura sobre o modelo na  internet, para entender melhor sobre as características do veículo. Sendo assim, um produto que exige um nível de pesquisa mais aprofundado.

TV

A Tunad avaliou também a força que os veículos de comunicação, principalmente a TV, têm na colaboração e expansão da imagem das marcas em parceria com os influenciadores. 

Segundo a plataforma, os veículos mais visados são Globo e Record, representando 69% das inserções analisadas. O que mostra que mesmo com o crescimento das inserções no online, a TV ainda é um forte instrumento para alavancar as marcas. 

“Trabalhar com influenciadores pode ser uma ótima forma de engajar o público porque eles possuem uma conexão autêntica e de confiança com seus seguidores, o que facilita a promoção eficaz de produtos e ideias alinhadas com os interesses de sua audiência”, afirma Cesar Sponchiado, CEO da Tunad.

“O estudo mostra que, mais do que trabalhar com influenciadores, é preciso ter uma abordagem estratégica, onde as marcas possam olhar desde o fit com a ideia a ser promovida até o investimento e impacto real projetados. Muitas vezes os gestores querem “surfar a onda do momento” e acabam calibrando mal o retorno”, completa Fabrício.

Metodologia

O uplift é a quantidade de buscas realizadas nos momentos dos comerciais que sobressai a média. As buscas pelas palavras-chave no Google relacionadas à campanha são monitoradas  minuto a minuto. Para estabelecer uma linha de base, calculamos uma média dos  resultados obtidos nos cinco minutos anteriores às inserções. Esta linha de base serve como referência para avaliar o comportamento das buscas nos dez minutos subsequentes. O aumento de buscas acima desta linha de base pré-estabelecida, é considerado como Uplift. O engajamento é calculado dividindo o número de interações nas postagens pelo alcance.

Foi realizada uma análise com base em dados públicos obtidos por meio do Datalake Macfor. Esse recurso centraliza informações provenientes de diversas fontes, incluindo Google, SEMrush, redes sociais e outras, tanto por meio de APIs quanto de dados próprios. O Datalake Macfor coleta e integra esses dados, proporcionando uma visão abrangente e detalhada para o levantamento

Mais detalhes do estudo podem ser obtidos neste link.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile