Documentário exclusivo do Curta! mostra a diversidade musical do Pará

O cantor e instrumentista Felipe Cordeiro navega pelos rios do Pará para ir ao encontro de artistas que representam toda a diversidade rítmica daquele estado. Assim se desenrola o documentário "Ventos Que Sopram – Pará", dirigido por Renato Barbieri, a ser exibido no Curta!, que está com sinal aberto através de seu site até o fim de fevereiro. Na TV, a exibição será na segunda-feira, dia 21 de fevereiro, às 22h30. 

"O Pará é como se fosse um grande rio, muito caudaloso, cheio de vertentes sinuosas (…). A nossa música é exatamente isso", introduz Felipe logo na primeira cena. O filme mostra a exuberância musical, natural, arquitetônica e histórica do Estado enquanto passeia por ritmos como o carimbó, o brega e o tecnobrega.

As raízes africanas, indígenas e sul-americanas, devido à proximidade de países como o Suriname e a Guiana Francesa, se mostram nesse "raio-x" da música paraense. O filme também relembra canções antigas e chega até uma nova geração de artistas que se utiliza da internet para divulgar seu trabalho e chegar a várias partes do mundo.

Além da apresentação de Felipe Cordeiro, a narrativa é conduzida também pelo historiador e professor Aldrin Figueiredo e por diversos artistas locais, como Gaby Amarantos, Dona Onete, Jaloo, Chimbinha, Pinduca, Curica e Manoel Cordeiro. Eles exaltam, sobretudo, o orgulho de pertencer àquela cultura e àquele pedaço às vezes esquecido do Brasil. 

"Ventos Que Sopram – Pará" é uma produção da GAYA Filmes e da Olho Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O filme também está disponível no Curta!On, streaming do Curta! no NOW (da Claro/Net) e no Tamanduá.TV. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui