Nos EUA, TV aberta quer adoção voluntária de novo padrão digital

Ainda lidando com a liberação de espectro oriundo do dividendo digital, a radiodifusão dos Estados Unidos já começa a pressionar pela adoção de um novo padrão de TV digital. Na abertura do NAB Show 2016 nesta segunda, 18, o presidente da National Association of Broadcasters, Gordon Smith, afirmou que a FCC, órgão regulador das comunicações nos Estados Unidos, tem uma importante decisão a tomar. "Uma decisão que pode tornar a TV ainda mais forte e expandir seu alcance para nossas comunidades locais em novas plataformas", disse. Trata-se da decisão sobre a adoção do ATSC 3.0.

Segundo ele, a NAB está trabalhando no desenvolvimento do padrão da próxima geração e já protocolou um pedido – em conjunto com representantes do setor de eletrônica de consumo e de emissoras públicas – pedindo ao órgão a provação do padrão para aqueles que quiserem, voluntariamente, adotá-lo imediatamente. "Estamos ansiosos com a possibilidade de imagens em Ultra HD, áudio imersivo, interatividade, serviços personalizados, mobilidade e mais", disse.

Segundo Smith, com o novo padrão, os radiodifusores poderão integrar facilmente em diversos dispositivos populares, navegando melhor no universo IP. "Se bem sucedido, o novo padrão pode levar a uma competição com outros serviços wireless e outros provedores de vídeo e dados", completou.

De acordo com o presidente da NAB, a adoção do padrão é voluntária. "Todo radiodifusor terá a liberdade de experimentar essa nova tecnologia e explorar novos modelos de negócio. É nosso trabalho, como associação, garantir que vocês tenham escolhas para o futuro", finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui