Atores e atrizes revelam sua relação com a literatura na série "A(u)tores", do Canal Futura

Talentos dos palcos e das telas também se dedicam à arte da escrita e revelam detalhes sobre suas relações com a literatura na segunda temporada de "A(u)tores", série do Canal Futura, com pré-estreia neste sábado, dia 23 de abril, em homenagem ao Dia Mundial do Livro, às 20h. O lançamento será marcado por uma maratona com quatro episódios e a temporada vai ao ar em seu horário normal a partir do dia 29, às 18h10.

Na série, coproduzida pela Guaraná Produções e dirigida por Marcio Vianna e Thiago Sacramento, nomes como Silvero Pereira, Mariana Rios e Cissa Guimarães (foto) – que, além de atuar, também tiveram experiências como escritores – leem trechos de seus livros e contam como passaram a escrever suas próprias histórias. Nas conversas, os artistas revelam o impacto da literatura em sua formação e em sua maneira de ver o mundo. A cada episódio, os convidados dão também uma dica exclusiva de leitura, citando seus livros de cabeceira.

Silvero Pereira, Leona Cavalli, Luiz Antônio do Nascimento e Mayana Neiva estrelam a pré-estreia, na data em que se celebra o Dia Mundial do Livro. A série é composta de 13 episódios que contam ainda com a participação de José Celso Martinez Corrêa, Mariana Rios, Tonico Pereira, Verônica Bonfim, Juliano Cazarré, Cissa Guimarães, Eber Inácio, Jéssika Menkel e Letrux.

Para Marcio Vianna, "'A(u)tores' é uma série que proporciona a oportunidade para conhecer um pouco melhor as personalidades que atuam no cenário cultural brasileiro, além de despertar um estímulo no telespectador para a leitura e até encorajar aqueles que queiram escrever suas próprias ideias. "A liberdade com que as atrizes e atores passam suas ideias para os textos é realmente um exemplo, de que todos podemos buscar formas de dividir o que pensamos e sentimos, pela via da arte", pontua Vianna. 

Thiago Sacramento, também diretor da série, afirma que a produção tem ainda um papel muito interessante voltado para a reafirmação da beleza que há no português. "A série 'A(u)tores' é também uma homenagem à nossa língua portuguesa, sua grandeza e exuberância. É sobre o poder da palavra, suas aplicações e infinitas possibilidades de interpretação", reflete. 

Já para Deca Farroco, gerente de produção do Canal Futura, a segunda temporada do programa expressa o sucesso da primeira, especialmente porque o conteúdo está estrategicamente alinhado aos pilares conceituais da grade de programação do Futura. "No Futura estimulamos a leitura e valorizamos a cultura brasileira. A segunda temporada de 'A(u)tores' é uma inspiração para leitores e um incentivo à escrita. Apresentamos diferentes gêneros e revelamos a história por trás das obras, desmistificando os processos de escrita de cada autor", conta.

Os novos episódios vão ao ar às sextas, às 18h10, com reprises às terças, às 15h55 e às 22h55, e aos domingos, às 19h30. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui