Relatório de gestão da EBC mostra crescimento da audiência da TV Brasil e Rádio Nacional em 2021

Relatório de gestão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) das atividades desenvolvidas em 2021 mostra que a TV Brasil, canal público operador na TV aberta pela empresa, saiu em 2020 da 9ª posição para a 5º em dezembro 2021, singificando um aumento de audiência do canal. No seu Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, a direção da empresa promete levar o sinal da TV Brasil a todas as capitais do Brasil.

O relatório destaca que um dos motivos do aumento da audiência foi a atualização da programação da emissora, com investimentos em mais conteúdos jornalísticos, filmes, séries e documentários, além de exibição de teledramaturgia. Os investimentos em novos transmissores das afiliadas, o que gerou uma melhora da imagem, também contribuíram para o crescimento da audiência, diz o documento.

A Agência Brasil, site de notícidas mantido pela empresa, teve 259 milhões de acessos entre janeiro e dezembro de 2021, sendo mais de 127 milhões de visitas ao site, alcançando uma média 10,5 milhões de visitas por mês, e quase 132 milhões de acessos em sites que replicaram os conteúdos do site em portais de notícias nacionais e internacionais.

Incremento nas rádios

As rádios também passaram por mudanças. Foi implementada uma nova programação na Rádio Nacional FM, o que segundo o documento da EBC, fez a emissora ter em dezembro de 2021 o seu melhor desempenho. Além disso, uma parceria com o Ministério das Comunicações (MCom) inaugurou a banda estendida FM, resultando na ampliação da rádio da empresa em mais quatro capitais desde maio de 2021: Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

A estratégia da EBC de inserção no mundo digital também foi outra ação desenvolvida em 2021. Segundo o relatório, a medida possibilitou uma ampliação da audiência e criação de novos públicos. A empresa investiu na presença da Rádio Nacional e da Rádio MEC no YouTube e Spotify, além de conteúdos multiplataformas por meio das redes sociais.

A Rede de Comunicação Pública foi outro destaque do relatório da empresa. O último encontro da Rede contou com 61 emissoras que difundem a programação da TV Brasil e da Rádio Nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui