TV Cultura exibe programação especial na semana do Dia do Índio

A partir desta terça-feira, dia 19 de abril, Dia do Índio, a TV Cultura apresenta uma programação especial durante a semana que destaca a importância da luta indígena e apresenta a atual situação desses povos no Brasil. Entre as atrações estão dois documentários inéditos, produzidos pelo jornalismo da emissora: "Guerreiros do Jaraguá, 522 Anos de Luta" e "Davi Kopenawa, um xamã Yanomami".

A partir das 23h30, da terça, 19, vai ao ar o documentário "Davi Kopenawa, um xamã Yanomami", uma homenagem ao líder indígena que luta há décadas em defesa daAmazônia e dos povos originários. Ele fala ao mundo e já foi recebido por reis e presidentes, além de ganhar o Prêmio Global 500 da ONU e a Ordem de Mérito do Brasil. Em 2019, na Suécia, ganhou o Prêmio Right Livelihood, conhecido com o Nobel alternativo.

Já "Teko Arandu: Viver Guarani", produzido pela emissora em 1999, retrata a música, dança e vida dos índios que lutam pela preservação e destaca a importância da união dos povos – branco, vermelho e preto. Vai ao ar na madrugada de terça, 19, para quarta, 20, à meia-noite.

Na quinta, 21, às 23h, será exibido "Índios Isolados: Em Fuga pela Vida".A atração, produzida pelo jornalismo da emissora paulista, com reportagem e direção de Claudia Tavares e edição e roteiro de Laize Câmara, fala sobre os índios isolados da Amazônia brasileira que estão em perigo. São povos que escolheram sobreviver apartados da sociedade nacional e dependem exclusivamente dos recursos da maior floresta tropical do mundo.

Outra produção sobre o tema que vai ao ar na TV Cultura é o documentário "90 Anos Claudia Andujar: Uma Vida Com os Yanomami", produzido pela repórter Vanessa Lorenzini, que faz uma retrospectiva da vida da fotógrafa e ativista cuja trajetória é marcada pela dedicação a um povo indígena ameaçado de extinção. Será exibido no sábado, 23, a partir das 23h30.

Também um documentário inédito produzido pelo jornalismo, "Guerreiros do Jaraguá, 522 Anos de Luta" parte do universo da Aldeia Indígena do Jaraguá, em São Paulo, para discutir a atual situação dos indígenas do Brasil e seu direito ancestral à terra e autodeterminação. Vai ao ar no domingo, 24, às 16h30.

Por fim, a TV Cultura leva ao ar a série de interprogramas "Antropologia da Beleza", criada a partir do trabalho fotográfico de Renato Soares. A atração vai ao ar ao longo da programação durante a semana do Dia do Índio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui