10ª Mostra de Cinema de Gostoso será realizada entre os dias 24 e 28 de novembro de 2023 

Mostra de Cinema de Gostoso (Foto: Divulgação)

A 10ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso será realizada entre os dias 24 e 28 de novembro de 2023. O evento é uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, direção geral e curadoria de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld.

A Mostra se consolidou no calendário de eventos nacionais promovendo a exibição de filmes a céu aberto na sala de cinema montada na praia do Maceió em São Miguel do Gostoso (RN), aliando conforto e qualidade de projeção. Através da participação de filmes e convidados de todo o país, realização de cursos de formação para jovens, debates, seminários e laboratório de desenvolvimento de projetos, a Mostra movimenta o turismo e a economia no estado do Rio Grande do Norte, promovendo o acesso a bens culturais e a formação de público. Em 2023, a Mostra se prepara para uma edição comemorativa, consolidando sua trajetória junto à cidade e à população de São Miguel do Gostoso.

153 alunos formados em dez anos 

Desde sua primeira edição em 2013, a Mostra de Cinema de Gostoso oferece uma série de cursos de formação técnica e audiovisual a jovens a partir de 18 anos de São Miguel do Gostoso e distrito dos arredores. Os cursos de formação são a base do projeto da Mostra de Cinema de Gostoso. Realizados meses antes do início da Mostra, eles têm como objetivo proporcionar aos jovens o domínio de diversas áreas da produção cinematográfica. O conhecimento adquirido nas oficinas é colocado em prática com a realização de curtas-metragens e a participação na equipe de organização da Mostra de Cinema de Gostoso. Em 2023, as oficinas resultarão na realização de quatro curtas-metragens, sendo dois documentários e dois filmes de ficção, criados e produzidos pelos próprios alunos.

Ampliação de Ações Socioambientais

A Mostra de Cinema de Gostoso tem se comprometido a implementar ações filiadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Para isso, são exibidos vídeos de conscientização ambiental antes de cada sessão, toda emissão de carbono gerada pelo evento é neutralizada e o lixo produzido é destinado a recicladores parceiros. Em 2023, o objetivo é ampliar ainda mais essas ações, firmando parcerias com startups e cooperativas que auxiliarão a reduzir ainda mais o impacto ambiental das atividades.

A Mostra 

Todas as sessões da 10ª Mostra de Cinema de Gostoso serão realizadas na praia do Maceió. A Mostra Competitiva e as Sessões Especiais ocorrerão na sala ao ar livre montada na areia da praia e contam com ampla participação da comunidade local.

Os filmes da Mostra Competitiva concorrerão ao Troféu Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Troféu da Crítica a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes. 

Já a Mostra Panorama, realizada em uma tenda montada na praia do Maceió, contará com uma programação dedicada a filmes premiados em festivais nacionais e internacionais, com linguagem inovadora.

Serão realizados diariamentedebates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos, além de um seminário sobre a recente produção audiovisual brasileira. Toda a programação será gratuita.

A Mostra de Cinema de Gostoso conta com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo, Visite RN, Emprotur e Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui