Filme de Jocy de Oliveira estreia em VoD junto ao lançamento de livro

O premiado filme "Liquid Voices – A História de Mathilda Segalescu", dirigido pela compositora, autora e pianista Jocy de Oliveira, estreia nas plataformas de streaming no dia 2 de julho. O filme, uma produção Spectra Produções, estará disponível no Now, Looke e VivoPlay. O planejamento inicial seria lançá-lo nos cinemas no primeiro semestre deste ano mas, devido à pandemia, a distribuidora Bretz Filmes decidiu pela estreia direto em VoD.

Simultaneamente, a diretora lança online o livro de arte bilíngue (em português e inglês) "Além do Roteiro", com o roteiro do filme introduzido por reflexões sobre a intertextualidade de mídias – música, teatro e cinemática. Na obra, a autora explica o desafio de conceber simultaneamente dois roteiros visando uma montagem teatral e outra para o cinema, além de análises sobre a comparação das linguagens poética, teatral e cinemática, que podem ser constatadas pelas soluções de diferentes cenas sob a ótica do teatro e do cinema.  

Filmado em 4K nas ruínas do Cassino da Urca, no IED, no Rio de Janeiro, "Liquid Voices – A História de Mathilda Segalescu" é uma ficção baseada em um evento real do navio Struma – o maior naufrágio com passageiros civis durante a Segunda Guerra Mundial. A embarcação foi a última a deixar a Europa, saindo da Romênia em 1941 e levando 769 refugiados judeus com a promessa de chegar em segurança à Palestina. No filme, o único sobrevivente do naufrágio é o piano da personagem central ficcional, a cantora judia refugiada Mathilda Segalescu (vivida pela atriz e soprano Gabriela Geluda). O instrumento é encontrado por um pescador árabe (interpretado pelo ator e tenor Luciano Botelho). O piano traz o espectro de Mathilda, por quem o pescador se apaixona. Ela aparece todas as noites para contar-lhe sua história. Trata-se da nona ópera de Jocy de Oliveira, porém, concebida desde o início como uma ópera cinemática, isto é, para um filme. Assista ao trailer:

Em 2019, "Liquid Voices – A História de Mathilda Segalescu" teve sua primeira exibição no London International Film Festival, em fevereiro. Ganhou o prêmio de Best Sound Design na seleção oficial do London International Filmmaker Festival; Participou da Seleção Oficial do Nice International Film Festival, em maio, indicado a Best Film e vencedor por Best Original Music. Foi semifinalista no London International Motian Picture Festival e fez parte da Seleção Oficial do Madrid International Film Festivalem agosto, vencendo o prêmio de Best Set Design. A produção ganhou ainda diversos outros prêmios e participou de uma série de exibições nacionais e internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui