Premiado longa "Liyana" encerra o 10º Circuito de Cinema Infantil

O longa-metragem "Liyana" (Suazilândia, Qatar, EUA) encerra a décima edição do Circuito de Cinema Infantil, evento que começou na última segunda, 14, e reuniu profissionais de todo o Brasil para debater a importância da representatividade das diferentes infâncias brasileiras nas telas. A obra premiada dos diretores Aaron e Amanda Kopp será exibida neste sábado, 19, no YouTube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e ficará disponível para o público por uma semana no canal. 

"Liyana" conta a história de cinco crianças órfãs Reino de Eswatini que transformam o trauma do passado em um conto original sobre uma garota chamada Liyana. Guiadas pela lendária contadora de histórias sul-africana Gcina Mhlophe, elas conseguem transformar as lembranças sombrias em uma narrativa de transformação. O filme foi exibido no Brasil pela primeira vez no ano passado, durante a 19ª Mostra de Cinema Infantil. O público pediu e agora volta a ser exibido ao público brasileiro com exclusividade no Circuito. 

A produção executiva é da vencedora do Emmy Thandie Newton e a produção é assinada pelo vencedor do Oscar Daniel Junge. O documentário apresenta uma arte animada inovadora de Shofela Coker e uma trilha sonora original de Philip Miller. Foi aclamado pela crítica e passou por festivais como o Festival de Cinema de Londres do British Film Institute e o Doc Fortnight do MoMA. Ganhou mais de 35 prêmios do júri e do público. 

Criado com o propósito de democratizar o acesso de filmes infantis e fortalecer audiovisual como recurso educativo, o Circuito é também um aquecimento para a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Em 2021, a Mostra terá uma edição comemorativa de 20 anos e será realizada entre 16 e 20 de outubro.

Coletânea de curtas-metragens 

Além das formações e conversas realizadas ao longo da última semana, o Circuito lançou uma nova coletânea de curtas-metragens brasileiros. São cinco títulos legendados e acessíveis em Libras e audiodescrição que fazem parte do acervo da Mostra: "As aventuras de Pety", de Anahí Borges (SP, animação, 2019, 14 min); "Dono de Casa", de Anderson Lima (MG, ficção, 2018, 8 min); "Lé com Cré", de Cassandra Reis (SP, animação, 2018, 5min); "O Menino Leão e a Menina Coruja", de Renan Montenegro ( DF, ficção, 2017, 16 min); e "Dela", de Bernard Attal (BA, ficção, 2018, 8 min). 

Essa seleção poderá ser assistida no YouTube da Mostra e se junta às dezenas de outras obras disponíveis no canal. Os filmes também estarão no DVD 17 do Circuito, que será distribuído ainda este ano para escolas que tiverem interesse, especialmente as que não têm acesso à internet.

O Circuito de Cinema Infantil 2021 tem patrocínio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da  BAESA – Energética Barra Grande S/A, da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina e da Enercan – Campos Novos Energia S.A.  A realização é da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, Governo Federal. A coordenação é da Lume Produções Culturais e a direção geral de Luiza da Luz Lins. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui