Conforme antecipamos, a Netflix estreará em seu catálogo uma série de filmes clássicos do cinema brasileiro. Os lançamentos acontecem em comemoração ao Dia do Cinema Nacional, celebrado nesta quarta-feira, dia 19 de junho. A coleção de filmes intitulada "Simplesmente Cinema Brasileiro" é, na verdade, parte de uma campanha homônima dedicada a celebrar a cinematografia do Brasil. A oferta inclui produções contemporâneas aclamadas pela crítica, filmes populares em diversos gêneros e documentários renomados, e traz títulos como "Central do Brasil", "Terra Estrangeira", "Rio, 40 Graus", "Jogo de Cena" e "São Paulo, Sociedade Anônima".
Segundo a plataforma, a coleção e a campanha reforçam o empenho da Netflix em apoiar e promover o cinema nacional, destacando histórias locais e ampliando colaborações com talentos do Brasil. Como parte da celebração, a Netflix também anunciou uma parceria com Gabriel Martins, da produtora Filmes de Plástico, para o desenvolvimento do filme "Vicentina Pede Desculpas".
"Gabriel é um cineasta visionário cujo trabalho reflete profundamente a autenticidade e a diversidade da cultura brasileira. Esta colaboração representa mais um passo significativo no nosso compromisso contínuo em apoiar o cinema local e levar histórias brasileiras autênticas para uma audiência tão ampla", diz Gabriel Gurman, diretor de filmes da Netflix no Brasil.
A Netflix ainda anunciou recentemente o desenvolvimento de dois novos filmes no Brasil: "Caramelo", que tem como estrela um ícone da cultura brasileira, o vira-lata caramelo; e uma adaptação literária de "O Diário de Um Mago", clássico de Paulo Coelho. Ainda este ano, chega também ao serviço o filme "Saudade Fez Morada Aqui Dentro", do diretor Haroldo Borges, filme ganhador do Prêmio Netflix na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2023.
A seleção especial soma mais de 20 filmes. Todos estarão disponíveis a partir desta quarta, 19, com exceção de "A Dama do Lotação", de 1978, com direção de Neville d'Almeida, que chegará ao serviço na quinta, 20.