Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Rio de Janeiro supera Paris e sobe no ranking das cidades mais...

Rio de Janeiro supera Paris e sobe no ranking das cidades mais filmadas do mundo

(Foto: RioFilme)

A cidade do Rio de Janeiro ultrapassou Paris em número de dias de filmagem em suas ruas em 2023, registrando 7.885 diárias no ano, contra 7,4 mil da capital francesa, segundo a Rio Film Commission, departamento da RioFilme – órgão da Secretaria Municipal de Cultura – que atende às produções que filmam no município. A cada dia, pelo menos 21 sets de filmagem estavam trabalhando na cidade. Em Los Angeles, a maior “fábrica” de filmes do mundo, foram 24.873 diárias. Maior cidade da América Latina, São Paulo registrou 4.895 diárias. À frente do Rio também está Madrid, com 11.133 diárias no ano passado. No entanto, o Rio supera a capital espanhola em número de obras seriadas registradas em suas locações. 

O cash rebate (Edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Município do Rio de Janeiro), lançado pela RioFilme em 2022, foi essencial para atrair produções internacionais e de outros estados do Brasil para filmarem no Rio. Por meio dele, as produções intermediadas por uma produtora carioca conseguem recuperar até 35% dos valores investidos no município durante as filmagens.

Em 2023, a Rio Film Commission atendeu 26 produções internacionais, que solicitaram autorização para 258 diárias de filmagem na cidade. Os países que mais filmaram no município foram, por ordem: Estados Unidos, França, Áustria, México, Japão, Índia, Equador, Cazaquistão, Canadá e Austrália. Os endereços mais buscados pelas produções internacionais ficam todos na orla carioca: Avenida Atlântica, com sete produções; Avenida Francisco Bhering (Ipanema), com quatro produções; e Praia do Flamengo, com três. Entre as produções internacionais que filmaram na cidade estão os filmes “Godzilla e Kong: O Novo Império” e “Rob Peace”, além de realities e séries, como a mexicana “Yo Soy Glória Trevi”, da Televisa. 

Em relação a produções de outros estados brasileiros, São Paulo foi o que mais gravou no Rio em 2023, com 88 produções realizadas em locações cariocas, divididas entre séries, longas, novelas, publicidades e realities. E dentre as produções brasileiras rodadas no Rio estão o sucesso de bilheteria “Minha Irmã e Eu” e o aguardado “O Auto da Compadecida 2”. 

Os registros da Rio Film Commission também revelam curiosidades sobre os bairros e as ruas mais cinematográficas do Rio, criando um mapa da cidade como destino cinematográfico. Entre os bairros mais filmados, Marechal Hermes ficou em terceiro lugar geral do ranking, com 12 produções sendo gravadas em suas ruas. Na classificação geral por números de projetos, o bairro carioca mais filmado de 2023 foi o Centro e em segundo lugar ficou o Flamengo. Entre as unidades de conservação da cidade, que envolvem praias, parques, praças e largos, as 197 produções interessadas nestes espaços elegeram suas praias preferidas: Copacabana e Leme, com 47 produções, Grumari com 35 e Ipanema com 34.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile