Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória (FCV) divulgou nesta quarta-feira, 18 de junho, a lista dos filmes selecionados para sua 32ª edição. O evento gratuito acontece de 19 a 24 de julho, no Sesc Glória. Os 90 filmes selecionados, sendo 85 curtas e cinco longas-metragens, apresentam um recorte da produção audiovisual brasileira contemporânea. Destas, 28 produções são do Espírito Santo. As obras foram escolhidas pela Comissão de Seleção e serão exibidas nas 11 Mostras Competitivas que compõem a programação. Lucia Caus é a diretora do 32º Festival de Cinema de Vitória.
Todas as produções concorrem ao Troféu Vitória, símbolo do evento. A escolha dos vencedores é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro, além do Troféu Vitória de Melhor Filme, pelo Júri Popular, em todas as mostras competitivas. As produções selecionadas para a 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas também concorrem ao Prêmio Canal Brasil de Curtas.
Ao todo foram 1.374 obras inscritas, sendo 1.197 curtas-metragens e 177 longas-metragens. Divididos por gêneros, foram 626 filmes de ficção, 442 documentários, 112 obras experimentais e 96 animações. Já na categoria videoclipes, foram 98 produções.
Homenageados
Além da intensa programação de exibições da safra recente do cinema brasileiro, o 32º Festival de Cinema de Vitória presta homenagens a duas importantes personalidades da cultura. O Homenageado Nacional desta edição é Ney Matogrosso. O célebre artista tem em seu currículo quase vinte filmes, entre curtas e longas-metragens, em que se destacam trabalhos experimentais e associados ao cinema autoral brasileiro, com destaque para "Sonho de Valsa" (1987), da diretora Ana Carolina; e "Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha" (2010), de Helena Ignez e Ícaro C. Martins, continuação do clássico "O Bandido da Luz Vermelha" (1968), de Rogério Sganzerla.
Já a Homenageada Capixaba é Veronica Gomes. Uma das figuras mais emblemáticas da produção cultural no Espírito Santo, a artista tem uma trajetória expressiva nos palcos e, nos últimos anos, mantém uma relação de proximidade com o audiovisual, com destaque para sua participação nos longas-metragens "Os Primeiros Soldados" (2022), de Rodrigo de Oliveira, e "Margeado" (2025), de Diego Zon, além de ser uma presença de destaque na militância cultural capixaba.
32º FCV
De 19 a 24 de julho, acontece a 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória (FCV). Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com sessões especiais, debates e homenagens. Toda programação é gratuita. O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Canal Brasil. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.