Em junho, mês em que se celebra o Dia do Cinema Brasileiro (19), o CineSesc leva ao público de dez estados 131 sessões gratuitas da "Mostra Filme-Monumento: Cinema Biográfico Brasileiro". Serão apresentados títulos de ficção e documentários que homenageiam personagens, coletivos e movimentos que marcaram a cultura brasileira, reforçando o cinema como uma ferramenta de memória e identidade. O CineSesc licencia e exibe produções audiovisuais gratuitamente, em todas as regiões do país, ajudando a democratizar o acesso à grande tela.
Filmes como "Mussum, Um Filme do Cacildis"; "Nosso Sonho"; "Elis & Tom"; "Meu Nome é Daniel" e "Meu Sangue Ferve por Você" integram o circuito de exibições em salas do Sesc, alcançando públicos diversos em capitais e municípios onde, muitas vezes, não há salas de cinema. Somente no estado do Rio de Janeiro, serão 95 sessões da "Mostra Filme-Monumento" agora em junho. Ela passa ainda por estados como São Paulo, Maranhão, Ceará, Piauí, Pará, Pernambuco, Goiás, Paraná e Santa Catarina.
O CineSesc exibe gratuitamente obras que são selecionadas a partir de uma curadoria especializada e promove atividades complementares como debates, oficinas e encontros com realizadores. Muitas vezes, as sessões são realizadas em espaços públicos, como praças de bairros das periferias de grandes cidades ou localidades mais distantes.
Apoio ao cinema nacional
O incentivo do Sesc ao setor audiovisual inclui também iniciativas como a Mostra Sesc de Cinema e a manutenção de 47 salas de exibição próprias, distribuídas em diversas regiões do Brasil. Segundo dados da Ancine de 2021, cerca de 40% dos municípios brasileiros ainda não contam com salas de cinema. O trabalho desenvolvido pelo Sesc tem como objetivo contribuir com o acesso à cultura audiovisual, a formação de plateias e o estímulo à reflexão e à valorização da diversidade cultural brasileira.
Mostra Sesc de Cinema
A Mostra Sesc de Cinema, que chega em 2025 à sua 8ª edição, é uma das mais importantes vitrines para o cinema independente no país. Desde a sua criação, já selecionou de curtas, médias e longas-metragens de todas as regiões brasileiras, promovendo o licenciamento e a exibição dos títulos nos espaços do Sesc e em circuitos parceiros. Os vencedores da edição deste ano serão conhecidos no dia 1º de julho.