"Down Quixote", filme com elenco 100% composto por atores com Síndrome de Down, estreia em setembro

"Dom Quixote", o clássico do espanhol Miguel de Cervantes, é o livro mais lido de todos os tempos e conta com dezenas de adaptações. E agora, o grande herói sonhador ganhou uma releitura única: estreia no dia 1º de setembro, no Mezanino do Centro Cultural FIESP, em São Paulo, "Down Quixote", filme com elenco 100% composto por atores com Síndrome de Down. Idealizado, escrito e dirigido por Leonardo Cortez, com fotografia de Patrick Hanser, o filme é o primeiro longa-metragem patrocinado pelo SESI-SP e foi produzido pela Spray Filmes, a mesma produtora do longa "Abe" e do canal Quebrando o Tabu.

O longa trás Diogo (Diogo Junqueira), um jovem com Síndrome de Down que pertence a um grupo de teatro que se dedica à remontagem de grandes clássicos da dramaturgia. O projeto mais recente do seu grupo, "Dom Quixote", é adiado por conta da pandemia. Na solidão do seu exílio na casa da sua tia, em Tiradentes, Diogo mergulha no universo de sua nova peça enquanto decora seu papel. A partir daí, a história de Dom Quixote acontece na cabeça de Diogo. Dom Alonso Quijana (Ian Pereira) enlouquece depois de um período enfurnado em sua biblioteca. Inspirado pela leitura de livros de cavalaria, ele parte pelo mundo em busca de aventuras, acompanhado do seu fiel escudeiro Sancho Pança (João Simões). Durante a jornada, elementos teatrais se misturam à cenários reais da cidade histórica de Tiradentes, na livre recriação da clássica aventura do cavaleiro andante, onde todos os personagens da saga são interpretados exclusivamente por atores com a Síndrome de Down.

"'Down Quixote" traz na sua concepção o desafio de recriar o universo mágico e delirante do cavaleiro idealizado por Cervantes a partir do olhar afetuoso e sensível da pessoa com Síndrome de Down. Desenvolvi um roteiro que se apropria com imensa e irrestrita liberdade do universo literário idealizado pelo autor, usando seus personagens e situações como pontos de partida para desdobramentos inusitados a partir da livre apropriação dos artistas com a obra", comenta Leonardo Cortez.

"Down Quixote" traz a visão da pessoa com Síndrome de Down sobre a história do cavaleiro e seu fiel escudeiro. Para isso, o roteiro se abasteceu de contribuições criativas dos próprios atores nos processos de improvisação, transportando esse universo mágico para a realidade da pessoa com deficiência. 

"A Spray tem tradição de trabalhar com projetos que causam impacto social sem deixar de lado a inovação e o entretenimento. Com 'Down Quixote', não foi diferente. Acreditamos nesse projeto desde que nos foi apresentado, e é uma imensa felicidade poder vê-lo ganhar espaço no mundo, não só pelas discussões que ele abre, mas por ser um ótimo filme que temos certeza que se conectará com o público", comenta Celia Kakitani, CEO da Spray. 

"'Down Quixote' foi um projeto bastante desafiador! Num primeiro momento, muitos aspectos relacionados à produção pareciam inexequíveis de acordo com a realidade do filme. Mas a obstinação de absolutamente todos os envolvidos em fazer acontecer sempre resultava em uma solução. E esse exercício de quebra de paradigmas em uma produção como essa é o aprendizado que levarei comigo para a vida", completa Andrea Giusti, produtora.

Parceria com o SESI 

A obra é o primeiro longa-metragem patrocinado pelo SESI-SP, instituição que trabalha pela educação de forma ampla e onde a cultura é parte primordial nesse processo. Desta forma, todas as ações e projetos desenvolvidos pela instituição visam à formação de novos públicos em artes, a difusão e o acesso à arte e à cultura de forma gratuita, além de fomentar e promover a economia criativa nacional. "Nós acreditamos na força da cultura e das artes na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Por isso que fizemos questão de ser parceiros na realização de uma iniciativa pioneira e tão necessária que é o filme 'Down Quixote'", reforçou a gerente de Cultura do SESI-SP, Débora Viana.

O filme estreia dia 1º de setembro no Mezanino do Centro Cultural FIESP e conta com exibições em cinco unidades do SESI do interior paulista. A entrada é gratuita.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui