Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Festival de Curtas do Cine Clube Tia Nilda, que será realizado entre os dias 17 e 20 de outubro, na Arena Carioca Dicró, na Penha Circular. Os interessados em ter suas obras exibidas no Festival podem se inscrever pelo formulário disponível no site do Cine Clube até o próximo dia 27 de setembro.
O Festival veiculará obras voltadas para as temáticas negras, LGBTQIAPN+, infantil e livre. Além das exibições, o Festival, contemplado no edital Apoio a Ações Locais – Manutenção de Cineclubes, da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, através da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, também contará com debates e apresentações dos DJ's Sadock e Wagner Rasta.
O 3º Festival de Curtas é idealizado pelo fotógrafo e produtor cultural Diego Lima, da comunidade do Dourado, em Cordovil, onde nasceu e viveu por toda a sua vida. Para ele, a parceria com as escolas da rede pública dá outro sentido ao projeto, uma vez que amplia para dentro dos educandários as obras e as oficinas que o CineClube já realizava em espaços populares, mas, agora, em novo formato, em parceria com a educação formal.
O projeto iniciou em março deste ano com exibições de curtas nas escolas municipais da região e oficinas de arte e educação, além de rodas de conversa com acessibilidade. O festival é o encerramento dos 10 meses de do CineClube Tia Nilda nas unidades de educação.
"Em 2024, o projeto adentrou às escolas públicas na Zona Leopoldina, com as temáticas Negra, LGBT, Livre e Infantil, levando curtas de realizadores periféricos para serem exibidos, batendo um papo com os alunos sobre os filmes, as temáticas e o movimento cineclubista, fechando com uma oficina de cinema. O Festival vem para coroar a trajetória de sucesso desse um ano de projeto", pontua Diego.
CineClube
O CineClube Tia Nilda é um projeto cultural que tem como objetivo impulsionar, propagar e incentivar a cultura e o encontro social através do cinema brasileiro. O projeto foi fundado no ano de 2012, na comunidade do Dourado, bairro de Cordovil, Zona Norte do Rio de Janeiro, através da realização de sessões de cinema, integradas com oficinas de arte e educação.
Durante a trajetória, além das sessões, são realizadas diversas atividades culturais como oficinas e cursos em diversas linguagens artísticas para crianças, jovens e adultos contemplando toda a comunidade. A missão do CineClube Tia Nilda é proporcionar atividades culturais gratuitas, possibilitando a inclusão, visibilidade e protagonismo social dos moradores. A visão do CineClube é de se fortalecer enquanto espaço cultural, para continuar apoiando a comunidade através da arte, cultura e educação.
Tia Nilda
Nilda Campos de Lima foi uma importante líder da comunidade do Dourado, onde nasceu e viveu por toda a sua vida. Atuou na expansão da comunidade, abrigando moradores e oferecendo auxílio aos mais necessitados. Seu marido, Seu Russo, era amante do futebol, e em 1955, fundou e se tornou presidente do Esporte Clube Dourado.
Serviço
- Inscrições para exibição de curtas na 3ª edição do Festival de Curtas Cine Clube Tia Nilda
- Data: Até dia 27 de setembro
- Disponível no formulário no Site