Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) In-Edit Brasil: Festival Internacional do Documentário Musical acontece pela primeira vez em...

In-Edit Brasil: Festival Internacional do Documentário Musical acontece pela primeira vez em Porto Alegre 

"Terruá Pará" é o filme de abertura (Foto: Divulgação)

A cidade de Porto Alegre recebe, pela primeira vez, uma edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que há 15 anos é realizado em São Paulo. Na capital gaúcha, o Festival acontece de 18 a 25 de outubro, na Cinemateca Paulo Amorim, com entrada gratuita em todas as sessões, shows e bate-papos.

A programação conta com títulos nacionais e internacionais que trazem histórias sobre Elis Regina e Tom Jobim, Miúcha, Fausto Fawcett, Lupicínio Rodrigues, Heitor Villa-Lobos, Tangos e Tragédias, CAN, Syd Barrett e Pink Floyd, o maestro alemão Stockhausen, a gravadora independente Elephant 6 e mais. Ao todo, serão apresentados 15 longas nacionais e dez estrangeiros. 

A sessão de abertura acontece no dia 18 de outubro, quarta-feira, às 19h, na Cinemateca Paulo Amorim, com a exibição do premiado “Terruá Pará”, da diretora Jorane Castro, grande vencedor do In-Edit Brasil 2023. O filme conduz o público a um mergulho na diversidade da música amazônica. Após a exibição, o festival promove um pocket-show com o músico, cantor e compositor Felipe Cordeiro, um dos expoentes da música paraense atual. A sessão é aberta ao público e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência, no local.

Além das exibições dos filmes, o festival promove também um bate-papo com o diretor Aloísio Rocha e o músico Hique Gomez, após a sessão do documentário “Tangos e Tragédias Para Sempre”, no dia 20 de outubro. Já no dia 21, às 21h, é o guitarrista Marcelo Gross, ex-integrante da banda Cachorro Grande, quem faz uma apresentação especial após a exibição do documentário “Carmine Street Guitars”. No encerramento, o cantor Lupicínio Rodrigues Filho, o Lupinho, participa da sessão do documentário que homenageia seu pai.

O In-Edit Brasil 2023 – Edição Porto Alegre conta com o patrocínio máster da Colombo Agroindústria; patrocínio do Itaú, apoio da Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana e Secretaria de Estado da Cultura (Sedac); e é uma realização da In Brasil Produção Cultural e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile