FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema anuncia filmes premiados em sua 2ª edição

Terminou na noite da última terça-feira, 17 de novembro, a 2ª edição do FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema, que apresentou gratuitamente e online para todo o país 30 filmes dirigidos por mulheres, além de mais de 30 horas de conteúdo em masterclasses, cursos e debates feitos e protagonizados por talentos femininos do audiovisual. Foram cerca de 700 horas de transmissão e uma programação que atingiu um público de mais de três mil pessoas, formado majoritariamente por mulheres – 85%. Comandada pela jornalista e apresentadora de TV Didi Couto, a cerimônia de encerramento do FIM20 foi transmitida pelo Youtube, anunciando as três produções premiadas desta edição.

Coube aos espectadores do FIM eleger o filme favorito da Mostra Competitiva Nacional. Entre os seis participantes, o vencedor do Prêmio do Júri Popular foi "Aos Olhos de Ernesto" (foto), dirigido pela cineasta Ana Luiza Azevedo, que receberá R$5 mil.

O Prêmio da Crítica foi concedido pelo Coletivo Elviras, formado por mulheres críticas de cinema de todo o país. Elas escolheram o melhor filme no quesito inovação de linguagem entre os selecionados para a Mostra Competitiva Nacional: "Meio Irmão", de Eliane Coster. A diretora receberá um pacote com acesso anual a três cursos online da plataforma Navega.

Já o Prêmio Instituto Diageo | Diversidade e Inclusão reconheceu entre os seis curta-metragens da mostra "Todas as Mulheres do Mundo" aquele que melhor representa a diversidade e inclusão no cinema. O vencedor foi "Tea for Two", dirigido pela cineasta trans Julia Katherine, que receberá um prêmio de R$3 mil.

Mentorias FIM 20

Também foram anunciados os dez projetos de longas-metragens e séries, dirigidos ou roteirizados por mulheres, que foram selecionados para o programa Mentorias FIM20. A iniciativa promove encontros entre mentoras especialistas de mercado e novos talentos femininos do audiovisual, de todas as regiões, etnias e idades.

Com curadoria de Minom Pinho, apoio da Avon – por meio do F.A.M.A. – Fundo Avon de Mulheres no Audiovisual –, do Projeto Paradiso e do +Mulheres, o programa recebeu mais de 250 inscrições de projetos e destinou 50% das vagas para negras e indígenas. Os eleitos são: "Afrofuturismo", de Deborah Pavani (São Paulo – SP); "As Conquistadoras, de Carolina Borges de Andrade (Porto Alegre – RS); "Curae", de Claudia Gomes da Cunha (Vila Velha – ES); "Desde os Treze", de Patrícia Damous (Tarauacá – AC); "Ecoloucos" – Uma Comédia Insustentável, de Cibele Amaral (Brasília – DF); "Lívia", de Luciana Bollina (idealização), Yasmin Thayná (diretora) e Maira Campos (roteirista) (Nova Iguaçu – RJ); "LONDON 70", de Rejane Zilles (Morro Reuter – RS); "Memória de Elefante", de Ailly Cavalcante (Alagoinhas – BA); "Mestre Sirso: Quando o Mundo é Silêncio a Vibração é Mestre", de Emanuela Rodrigues Palma (Santarém – PA); e "Squirt", de Fernanda Mendes Magalhães (diretora) e Camila Marinho (roteirista) (Salvador – BA).

Formam o time de mentoras nesta edição Ana Saito, produtora executiva da Gullane Entretenimento; Barbara Sturm, diretora de conteúdo na Elo Company; Clélia Bessa, sócia da Raccord Produções; Haná Vaisman, roteirista e gerente de conteúdo; Juliana Vicente, produtora, diretora e fundadora da Preta Portê Filmes; Justine Otondo, fundadora da Querosene Filmes e sócia do Ventre Studio; Krishna Mahon, criadora e apresentadora no grupo Band e responsável pela plataforma Imprensa Mahon; Mariana Oliva, CEO da Maria Farinha Filmes e documentarista; Renata Novaes, jornalista e diretora de conteúdo na plataforma Gente e uma das fundadoras do Diáspora, primeiro coletivo negro da Globosat; e Vânia Lima, diretora de criadora de conteúdo do Grupo Têm Dendê e diretora da Bravi.

FIM 20

Homenageando a atriz, diretora e roteirista Grace Passô, a 2ª edição do FIM foi uma realização da Casa Redonda e correalização do Sesc São Paulo, em parceria com a Associação Cultural Kinoforum. O Festival contou com o patrocínio do Itaú e Diageo, copatrocínio da Avon, por meio do F.A.M.A. – Fundo Avon de Mulheres no Audiovisual e apoio institucional do Instituto Diageo, Projeto Paradiso, Embaixada da França no Brasil, Grupo Mulheres no Audiovisual Brasil, + Mulheres – Lideranças do Audiovisual Brasileiro e Núcleos Criativos Latino-americanos. A exibição de filmes, gratuita, se deu pela plataforma InnSaei.TV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui