Brasil encerra o El Ojo 2024 com 150 troféus, sendo quatro GPs 

Case “VW 70 Anos”, da Volkswagen, conquistou o Gran Ojo em Digital & Social (Foto: Divulgação)

O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, que em 2024 completou 27 anos, termina com um saldo positivo para a publicidade brasileira. Nos três dias do evento – 13, 14 e 15 de novembro, o país ganhou quatro Gran Ojo (ou Grand Prix), 38 troféus de Ouro, 48 de Prata e 60 de Bronze, num total de 150 prêmios para o Brasil. 

Na sexta-feira, 15, terceiro e último dia do El Ojo, a criatividade brasileira ganhou 53 troféus, sendo dois GPs, 11 de Ouro, 12 de Prata e 28 de Bronze. Antes, havia conquistado 38 prêmios no primeiro dia (um GP, 10 Ouros, 15 Pratas e 12 Bronzes) e 59 troféus no segundo dia (um GP, 17 Ouros, 21 Pratas e 20 Bronzes).

Os quatro Gran Ojos conquistados pelo Brasil neste ano foram: Digital & Social, para a AlmapBBDO, com o case "VW 70 Anos", da Volkswagen, produzido pela Boiler Filmes com direção de Dulcidio Caldeira; Media, para a DM9, com "Patrocínio Limpo", da Consul – Whirlpool, produzido pela Corazón Filmes e Satélite Audio como produtora de som; Rádio & Áudio, para a Africa Creative, com a campanha "UninterruptAds", da Ambev Brasil/Budweiser, produzido por Modo Integrado e La Carretera Films e produção de som de Mugshot e Santé Music Agency; e Creative Commerce, para a MRM Brasil, com o case "Samsung Throwback Deals", da Samsung.

Também foram revelados no último dia do festival os ganhadores do El Ojo Desempenho da Iberoamérica. São as empresas e pessoas mais premiadas em 2024 em todo o festival. Pela sexta vez desde 2017, a Africa Creative é a Agência do Ano no El Ojo, com Sergio Gordilho como Criativo do Ano. Como Agência Independente venceu a colombiana Buentipo Anchor, enquanto como Rede do Ano na Iberoamérica venceu a DDB Latina. A vencedora de Produtora do Ano foi a Landia, o/a Diretor/a de Cena do Ano foi Youth e, por fim, AmBev Brasil foi nomeada Anunciante do Ano.

+Mulheres

Foram reveladas ainda as vencedoras no Prêmio + Mulheres deste ano. Em +Mulheres Criativas, Laura Esteves e Nina Lucatto, ambas da DM9, ganharam Ouro com o case "Patrocínio Limpo", para Consul/Whirlpool Brasil, que tem produção da Corazon Filmes. A Prata foi para a Espanha (Lorena Padre, da DoubleYou, com a peça "Nobody should die at XMAS" para Open Arms) e os dois Bronzes foram para o Brasil – Laura Esteves com "Audience Delivery", da DM9 para iFood, e Deborah Vasques com "e-Police Station", da AlmapBBDO para Wonder Women Tech. 

Em +Mulheres Realizadoras, o Ouro foi para o México, no case "Lose it all Win it all", da W+K para a Nike – as brasileiras Irmãs Fridman também foram premiadas porque assinam como diretoras de cena da peça. Uma Prata também foi para o México (Grey México para Artículo 19) e a outra para o Brasil – agência Area 23, com a produtora The Youth, com Yuca, para ASTER. O Bronze foi para Portugal (Coming Soon Lisboa para Betclic Portugal / Shutterstock Studios / SOMA Surf).

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