A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) anunciam a renovação de sua parceria, consolidada no Projeto FilmBrazil. O novo convênio fez um aporte de R$ 10.634.145,30 – um aumento de 19% em relação ao ciclo anterior. A iniciativa mantém o objetivo de impulsionar a exportação de serviços de produção publicitária e fortalecer a competitividade internacional das empresas brasileiras.
A renovação reafirma o compromisso com a promoção do Brasil como pólo de produção audiovisual, destacando pilares como sustentabilidade, diversidade e o fortalecimento de lideranças femininas. Entre as ações planejadas para Biênio 2025 e 2026, está o Roadshow nos Estados Unidos, cuja sua primeira edição será em março de 2025. O tour reunirá dez produtoras brasileiras para rodadas de negócios com clientes e agências americanas, consolidando a presença do Brasil no principal destino de suas exportações publicitárias.
Com 57 empresas associadas, o projeto FilmBrazil é referência na promoção do setor audiovisual publicitário no exterior. Desde 2015, incentiva a participação de produtoras de todo o país, oferecendo apoio para aquelas localizadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, alinhando-se às demandas do mercado global por sustentabilidade e diversidade.
Além do Roadshow, o convênio abrange iniciativas de alto impacto, como a participação no Cannes Lions, D&AD Festival, Ciclope Festival e Expo Osaka 2025. São iniciativas que visam reforçar o posicionamento global das produtoras brasileiras e ampliar o alcance a mercados prioritários, como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão.