Brasileiro "Abá e sua Banda" é o Melhor Longa de Animação do ECOCINE

(Foto: Divulgação)

"Abá e sua Banda", dirigido por Humberto Avelar, levou o Prêmio de Melhor Longa de Animação no ECOCINE – Festival internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, na categoria Meio Ambiente. O evento aconteceu com exibições presenciais e online.

Inspirado na diversidade da música brasileira e na natureza, o filme participou da Mostra Festivalzinho do 57º Festival de Brasília e também foi selecionado para a Mostra Competitiva de Animação do 45º Festival de Havana, que foi realizado entre 5 e 15 de dezembro e contou com a presença da produtora Silvia Frahia. O longa teve sua estreia mundial na abertura da Mostra Infantil do Festival de Gramado e esteve em outros importantes festivais nacionais e internacionais, como Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Mostrinha), Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha (SITGES), Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e Universal Kids Film Festival – Istambul. 

"Abá e Sua Banda" conta com a técnica de animação 3D e 2D. De acordo com o diretor Humberto Avelar, "o objetivo foi encontrar uma identidade visual própria e fugir da linguagem mais usual de filmes onde tudo se parece muito com a realidade, criando cenas que se assemelham a ilustrações em movimento". Ambientada no Reino do Pomar, a trama é uma aventura musical que acompanha o jovem príncipe, o abacaxi Abá (na voz de Filipe Bragança) em conflito com seus sonhos e planos. Ao entrar na adolescência, ele se depara com novas questões e responsabilidades. Depois de desafiar seu pai, Abá segue com seus amigos Juca, o caju que toca gaita (na voz de Robson Nunes) e Ana, a banana (Carol Valença) numa viagem para o Festival de Música da Primavera. Juntos, eles vão enfrentar os planos de Don Coco – vilão dublado pelo diretor Humberto Avelar – para acabar com a diversidade do Pomar. 

Com trilha sonora assinada por André Mehmari (pianista, compositor e arranjador), com canções originais de Silvia Fraiha, Milton Guedes e André Mehmari, o filme foi produzido pela Fraiha Produções em coprodução com a Globo Filmes, Gloob e RioFilme, com investimento do BB ASSET, BRDE, FSA e apoio da Ancine. Com distribuição da Manequim Filmes, será lançado nos cinemas em 2025 e contará ainda com recursos da Lei Paulo Gustavo do Estado do Rio de Janeiro. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui