Nova série brasileira "Transamazônica – Uma Estrada para o Passado" estreia no HBO Mundi

A HBO anuncia a estreia da série documental "Transamazônica – Uma Estrada para o Passado". Com direção de Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel, a produção chega ao canal HBO Mundi em 11 de fevereiro, às 21h. Resultado de uma coprodução com a Ocean Films, a série narra, em seis episódios, a história da construção da rodovia e mostra o atual estado de conservação do projeto, que marcou a paisagem e a memória do Brasil. 

A Transamazônica foi idealizada e teve suas obras iniciadas durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, no fim dos anos 60. Com o objetivo de unificar a nação, sua construção foi uma saga gigantesca e o maior exemplo das obras faraônicas do governo militar brasileiro. A estrada, que promoveria a integração nacional cortando o País de leste a oeste, ficou mais conhecida por ligar a fome do Nordeste com a miséria da Amazônia, e teve sua construção abandonada.

"Transamazônica – Uma Estrada para o Passado" revisita a rodovia em um retrato atual da região – mostrando desde a extração ilegal de madeira e os garimpos até o abandono da população. Cada personagem, região e seus conflitos são explorados para apresentar o que foi a Transamazônica e como os seus efeitos repercutem e ecoam ainda hoje.

O diretor Jorge Bodanzky retorna à região que foi tema do seu mais importante longa-metragem, Iracema – Uma Transa Amazônica, para relatar a história desta estrada, encontrando pessoas que viveram esta experiência e confrontando-as com um material de arquivo inusitado.

A produção é assinada por Roberto Rios, Eduardo Zaca, Patricia Carvalho e Rafaella Giannini, da HBO Latin America Originals, e João Roni Garcia e Nuno Godolphim, da Ocean Films. Com direção de Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel, que também assina o roteiro ao lado de Thiago Iacocca e Nuno Godolphim, a série conta com recursos da Condecine – Artigo 39.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui