APCA entrega prêmios aos vencedores da edição 2019

Prêmio APCA 2020

Na última segunda-feira, 17 de fevereiro, o Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, recebeu a cerimônia da 63ª edição do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), premiação que elege os destaques do último ano nas categorias Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro e Teatro Infantil.

Na categoria cinema, o destaque foi "Bacurau", que levou os prêmios de melhor filme e direção (Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho). Ives Rosenfeld e Pedro Freire, de "Aspirantes", assinam o melhor roteiro; Christian Malheiros, de "Sócrates", é o melhor ator; e Carol Duarte e Júlia Stockler, de "A Vida Invisível", dividem o prêmio de melhor atriz. "Democracia em Vertigem", de Petra Costa, foi eleito o melhor documentário. Por fim, o júri ainda concedeu um prêmio especial para "A Rosa Azul de Novallis", de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro. Votaram nas categorias de cinema Flavia Guerra, Luiz Carlos Merten, Orlando Margarido e Walter Cezar Addeo.

Já em televisão, o destaque ficou para a série "Segunda Chamada", produção da O2 para a Globo que faturou os prêmios de melhor série ou minissérie e de melhor atriz, para Déborah Bloch. Segundo a APCA, a melhor novela do ano é "Bom Sucesso" (Globo), de Paulo Halm e Rosana Svartman; o melhor ator é Flávio Migliaccio, de "Órfãos da Terra" (Globo); e a melhor direção é de Andrucha Waddington, pela terceira temporada da série "Sob Pressão" (produção da Conspiração para a Globo). e o melhor jornalístico é o "Roda Viva", da Cultura.

Por fim, o título de melhor programa ficou para "Que História é Essa, Porchat?", produção do Porta dos Fundos para o GNT que estreia uma segunda temporada no dia 10 de março com novidades: uma cabine do programa que roda por cidades do Brasil para ouvir diferentes histórias contadas por novos sotaques. A primeira parada foi no Shopping Eldorado, em São Paulo, e nos próximos meses a cabine passa ainda por Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Alegre. Quem não puder ir até a cabine, também pode participar enviando sua história em áudio ou vídeo. 

Votaram nas categorias de TV Cristina Padiglione, Edianez Parente, Fabio Maksymczuk, Flávio Ricco, Leão Lobo, Neuber Fischer, Nilson Xavier e Tony Goes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui