O Governo de São Paulo estará mais uma vez no South by Southwest (SXSW), evento de inovação que acontece de 7 a 15 de março em Austin, nos Estados Unidos. Pela segunda vez consecutiva, o estado contará com um espaço exclusivo, a SP House, que este ano será ainda maior, com 1.200 m². O objetivo é superar os 10 mil visitantes registrados em 2024 e promover o estado como um polo global de inovação e economia criativa.
A SP House – organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Prefeitura de São Paulo – será um hub de oportunidades de negócios e investimentos internacionais e terá uma estética voltada à cultura urbana e grafite, com shows e debates que reforçarão os temas de sustentabilidade e inovação.
A programação será dividida em quatro grandes eixos: tecnologia e inovação; impacto social; economia criativa, jogos e audiovisual; e artes e festivais. Os temas de sustentabilidade e negócios estarão presentes em todas as atividades, com palestras, workshops e ações de networking. A nova edição do espaço será também palco de um estúdio para transmissões via streaming e contará com uma arte exclusiva de fachada assinada por uma artista paulista.
Destaques da programação 2025
Dentre os destaques da programação da SP House, um painel com a especialista em trabalho, autora e palestrante Amy Gallo; o futurista e palestrante Ian Beacraft e o arquiteto de inovação e futurista Neil Redding, com moderação da palestrante e mentora do SXSW, Simone Kliass. Os palestrantes falarão sobre como estão moldando o futuro da criatividade, da tecnologia e do local de trabalho, além de oferecerem insights sobre como se tornar um líder de pensamento global e explorarem elementos do dinâmico cenário de inovação do Brasil. O painel será realizado no dia 11 de março, às 16h (horário de Austin).
Além disso, nos dias 9 e 11, um projeto que começou a ser desenhado na SP House em 2024 apresenta seus resultados neste ano: o Clipe da Quebrada, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, apadrinhado pelo produtor KondZilla, que contrata diretores de pequenas produtoras de vídeo para produzirem videoclipes de artistas da periferia que gravam e produzem suas músicas nos estúdios das Fábricas de Cultura. Na oportunidade, serão apresentados alguns dos clipes produzidos e o potencial da produção musical na periferia.
Para debater sobre como as economias do futuro se moldarão a partir de habilidades essencialmente humanas, apoiadas pelas Inteligências Artificiais e tecnologias, no dia 8, às 15h55, a SP House recebe uma masterclass ministrada pelo presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron. A atividade também irá abordar sobre como o sul global pode ser uma referência nessas novas economias levando em conta a interdependência entre pessoas, tecnologias e natureza.
O espaço também contará com a presença de diversas secretarias e empresas do Governo do Estado, como as de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Abastecimento, além de empresas como Sabesp e Prodesp. A iniciativa recebe o apoio de grandes patrocinadores, como Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp. Durante o evento, essas empresas desempenharão um papel central, participando de apresentações e debates focados em temas como inovação, sustentabilidade e impacto social.
CreativeSP
Pelo quarto ano seguido, o programa CreativeSP, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, levará dez empresas para o SXSW com o objetivo de fomentar negócios internacionais. O programa oferece um reembolso de até US$ 3 mil para custear até 50% dos gastos com a viagem, além de promover eventos de networking e consultorias especializadas.
Em 2024, o CreativeSP levou 103 empresas para grandes eventos internacionais, como o próprio SXSW, o Festival de Cinema de Cannes, a Gamescom e a Feira do Livro de Frankfurt, gerando novos negócios da ordem de R$ 725 milhões. Além disso, o programa criou 6.400 empregos e tem mais missões confirmadas para o primeiro semestre de 2025, com a participação em eventos como a Games Developers Conference (EUA) e o Festival de Cinema de Berlim (Alemanha).