Um levantamento do Sebrae Rio aponta que em 2024 houve um aumento de 12% de pequenos negócios ligados ao audiovisual no estado do Rio de Janeiro. A capital concentra 55% das novas empresas, seguida por Niterói/RJ (6%) e São Gonçalo/RJ (4%). Em números absolutos, São Paulo lidera em número de empresas de audiovisual em funcionamento, com 100,3 mil, e o Rio é o segundo mercado com mais empresas atuantes no país, com 34,9 mil de pequenos negócios.
“96% das empresas de audiovisual são pequenos negócios no Rio. O número, aliado ao aumento do ano passado, evidencia o peso do audiovisual na economia fluminense, impulsionado por um ecossistema dinâmico, que desempenha um papel fundamental na geração de empregos e na produção de conteúdo no estado. É um setor estratégico de desenvolvimento econômico”, analisa Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.
A capital concentra 68% dos pequenos negócios do setor. Niterói/RJ (5%), São Gonçalo/RJ (2%), Duque de Caxias/RJ (2%) e Nova Iguaçu/RJ (2%) completam a lista dos cinco municípios com maior representatividade no estado. Dentro desse contexto, os microempreendedores individuais são responsáveis por 52% dos negócios, seguidos por microempresas com 36%, empresas de pequeno porte com 8% e médias e grandes representando 4% do setor.