Laboratório Sala de Roteiristas promove masterclasses com mulheres do mercado audiovisual

O Laboratório Sala de Roteiristas realiza na próxima terça-feira, 23 de março, das 19h às 21h, a primeira de cinco masterclasses gratuitas sobre o mercado audiovisual e suas relações com o trabalho dos roteiristas. O projeto reuniu um time de mulheres especialistas para falar sobre o assunto. A primeira edição tem como tema a "Escrita de projetos para editais de fomento do setor audiovisual" e será conduzida por Rubian Melo (foto), produtora executiva e especialista em planejamento e gestão de projetos audiovisuais. 

A partir de um modelo de edital de fomento público para uma obra audiovisual, Rubian Melo, que já atuou em projetos aprovados por todo país, vai falar sobre o que é essencial na escrita de um projeto, considerando o planejamento, a equipe, orçamentos e, sobretudo, a atuação do trabalho de roteiristas em todo o processo de escrita de um projeto para editais. 

As masterclasses terão duração de duas horas e são gratuitas e abertas ao público. Os interessados podem se inscrever por meio do formulário disponível no Instagram do projeto

Outros quatro encontros vão discutir temas relacionados com a participação das especialistas Luciana Damasceno, roteirista, atriz, coreógrafa, professora e fundadora da Cardume Curtas, streaming que visa fomentar e difundir o mercado para curtas-metragens brasileiros; Carla Copello, especialista no Desenvolvimento e realização de Projetos e Conteúdos Audiovisuais para o mercado de TV e Cinema; Verônica Aquino, advogada e especialista em Política, Gestão e Produção Cultural, com experiência em formulação de políticas de fomento à cultura; e Maíra Bianchini, Pós-doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas e integrante do grupo a-Tevê, da UFBA, onde pesquisa produção de ficção seriada televisiva.

Os eventos integram a programação do Laboratório Sala de Roteiristas, espaço de formação para os estudos e desenvolvimento de roteiros escritos por mulheres roteiristas iniciantes. Além da realização das masterclasses, o projeto contempla também a realização de três oficinas de produção de roteiro (ficção em animação, ficção live-action e documentário). Cerca de 60 mulheres de diferentes regiões da Bahia participam da iniciativa. 

O Laboratório Sala de Roteiristas foi idealizado pela Argonautas Filmes e  tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O projeto conta com a coordenação pedagógica de Maíra Bianchini, doutora em Comunicação e pesquisadora dedicada ao estudo do mercado audiovisual brasileiro e internacional. As oficinas estão sendo ministradas pela roteirista e produtora audiovisual, Carollini Assis; pelo roteirista e doutor em Artes Cênicas, Victor Cayres; e pelo roteirista e mestre em Educação, Gustavo Erick, co-fundador da Argonautas Filmes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui