Em parceria com a CNA, Embrapa e com apoio da ABCZ, o Canal Rural lançará o projeto multiplataforma "Memórias do Brasil Rural" com o objetivo de criar o primeiro acervo audiovisual integrado do agronegócio brasileiro, resgatando registros históricos e incluindo depoimentos de personalidades e conteúdos feitos por familiares de produtores rurais. A estreia está marcada para o dia 26 de março, no Canal Rural, às 18h. Já no dia 25, acontecerá o evento de lançamento do projeto, na sede da CNA em Brasília, às 18h, com a presença de personagens que fazem parte da produção, autoridades e lideranças do agronegócio.
Com o propósito de trabalhar em três diferentes frentes, o projeto contará com a recuperação e digitalização de conteúdos do acervo do Canal Rural e das entidades parceiras. Além dessa recuperação histórica, ainda apresentará histórias de personagens do agro, cujas vidas estão entrelaçadas com a própria construção do setor, utilizando acervos pessoais e inteligência artificial.
"Temos um grande desafio de melhorar a imagem do setor e essa tarefa só será possível quando contarmos a nossa história e reconhecermos os nossos heróis. O caminho do resgate da memória audiovisual foi a forma que encontramos para ajudar nesta missão e isso é urgente de ser feito para não perdermos os acervos que estão espalhados pelo país", afirma Julio Cargnino, presidente do Canal Rural.
De imediato, o projeto terá produção audiovisual de pílulas com acervo já recuperado de fatos marcantes do agro nacional, como a aprovação da legislação de transgênicos, a votação do novo Código Florestal, o reconhecimento da primeira área no Brasil de livre de febre aftosa com vacinação e a importação da raça nelore para o país.