A 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que ocorrerá entre 13 e 23 de agosto de 2025, atingiu a marca de 500 produções inscritas para as mostras competitivas brasileiras em uma semana. Entre os longas-metragens, 35 ficcionais e 44 documentais foram inscritos. As inscrições seguem até o dia 30 de março, no site.
Neste ano, serão selecionados até oito longas brasileiros, até cinco longas documentais e 12 curtas-metragens brasileiros. A curadoria da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado é composta pelo jornalista, professor e crítico de cinema Marcos Santuário, pelo ator e diretor de cinema Caio Blat e pela atriz Camila Morgado, que passa a integrar o time.
Serão aceitos na competição longas-metragens de ficção, longas documentais e curtas brasileiros produzidos por empresas produtoras nacionais independentes, finalizados a partir de maio de 2024. Os longas e os documentários não podem ter sido exibidos comercial ou publicamente no Brasil, e os curtas devem ser inéditos no Rio Grande do Sul. As inscrições para as mostras de longas e curtas gaúchos serão em abril, com data a ser divulgada. As produções gaúchas também podem ser inscritas nas mostras brasileiras.
São 14 categorias premiadas com o Kikito para Longas-Metragens Brasileiros (LMB), 12 para Curtas-Metragens Brasileiros (CMB) e uma, de Melhor Filme, para Longa-Metragem Documental (LMD). Os vencedores recebem premiação em dinheiro, além dos troféus e prêmios do Troféu Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, concedidos pelo Festival e Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e da Mostra de Longas Gaúchos, que tem regulamento próprio. O festival promove ainda Mostras Paralelas fora de competição, cuja programação é definida pela organização.