Anatel admite que há casos em que usuário terá de escolher entre a TV ou o 4G

Pela primeira vez, a Anatel admite que há casos em que a interferência entre os sistemas de LTE e a TV digital não terá solução. "Eventualmente você vai ter que escolher se vai usar o seu celular ou assistir à TV. Se você tiver recebendo sinal ruim de celular, o seu smartphone vai aumentar a potência dele e isso pode saturar a sua antena com booster", relata Augustinho Linhares, um dos coordenadores dos testes de interferência. Segundo ele, essa interferência é causada pelo uplink do LTE.

Essa é uma das principais preocupações do setor de radiodifusão. O próprio relatório de testes da Anatel indica que não há solução para a interferência quando o telespectador usa antena interna com amplificador (booster). Neste caso, a "solução" recomendada pela agência é a substituição da antena interna por uma externa ou afastar o celular da TV.

O problema é que, de acordo com os radiodifusores, o uso da antena interna para recepção da TV digital, embora tecnicamente não seja a mais adequado, é amplamente utilizado pelos telespectadores. Ivan Miranda, engenheiro da RPC TV, afiliada da TV Globo no Paraná, disse que dados do Ibope mostram que na região Sul quase 50% das residências usam antena interna para sintonizar a TV digital. Também a Sociedade de Engenharia de Televisão (SET) afirma que em São Paulo o uso da antena interna chega a 25%, enquanto em Caruaru (PE) alcança 84%.

Apesar de admitir o problema, a Anatel minimiza a questão, tendo em vista que a recepção de TV digital com a antena interna é passível de problemas independentemente da interferência do 4G. "Se quisermos melhorar a cobertura de TV digital vamos ter que usar antena externa, isso independe do LTE. Antena interna para VHF é uma coisa; e para UHF, é outra", afirma Augustinho Linhares. Transmissões na faixa de UHF não têm a mesma capacidade de penetrar nas residências que frequências de VHF. Por isso, é indicado o uso de antenas externas para a recepção da TV digital.

Mas, mesmo nos casos em que há solução, a preocupação é como operacionalizar a mitigação. "Todo problema de engenharia tem solução, mas essa solução tem engenharia pesada. As 13 milhões de famílias (em referência às famílias do Cadastro Único) não vão saber o que fazer com aquele filtro. Não é uma receita de bolo”, afirma Liliana Nakonechnyj, engenheira da TV Globo e da SET.

Sobre essa questão, o superintendente de Regulamentação e Planejamento da Anatel, José Alexandre Bicalho, mencionou uma inclusão realizada pelo conselheiro relator do edital, Jarbas Valente, segundo a qual quando for necessário será enviado um técnico para fazer a instalação. “A recepção interna é uma preocupação que a gente tinha desde o começo. Nos casos necessários, vai demandar não só o envio do equipamento, mas também a instalação. Isso foi colocado pelo relator. Acho que contribuiu bastante e ajuda na solução”, afirma ele.

 

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