Roteiristas e diretores goianos podem participar da oficina Design de Audiência da 21ª Goiânia Mostra Curtas inscrevendo seus projetos. As inscrições estão abertas até o dia 3 de junho, pelo site do festival. Assim como outras atividades desta edição, os interessados poderão participar de forma online e gratuita. O festival acontecerá de 5 a 10 de julho de 2022, com extensa programação.
A Oficina Design de Audiência tem como principal objetivo oferecer aos participantes a experiência de explorar o potencial de diversas ferramentas para pensar as audiências e os públicos desde a etapa de desenvolvimento, ampliando a abordagem clássica de comunicação e de marketing.
Os três projetos goianos selecionados terão o acompanhamento da consultora de design de audiência Marina Tarabay e do produtor Rafael Sampaio. A oficina acontece sob a coordenação do BrLab – Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais.
Os profissionais do Estado de Goiás poderão inscrever projetos de longa-metragem de ficção para participação nos quatro dias da oficina, com total 12 horas, sendo três horas de atividades por dia, que foi desenhada sob demanda para a Goiânia Mostra Curtas a partir de uma metodologia testada, aprimorada e que segue sendo adaptada ao longo dos últimos cinco anos pelo BrLab.
Para submeter o projeto para seleção, basta acessar o regulamento disponível no site. Os trabalhos serão avaliados pelos ministrantes e a lista dos selecionados será divulgada no dia 20 de junho.
"É cada vez mais importante que os realizadores comecem a pensar na audiência de seus projetos audiovisuais ainda no desenvolvimento. Essa é uma preciosa oportunidade para longas-metragens goianos que se encontram nas fases iniciais do longo caminho que um projeto percorre até o lançamento", diz Maria Abdalla, diretora geral e artística da Goiânia Mostra Curtas.
Programação 2022
Este ano, a GMC terá três mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação. Além dessas, terá outras duas sem caráter competitivo: a 20ª Mostrinha, com curtas voltados ao público infanto-juvenil, e a Curta Mostra Especial, que a cada edição aborda temáticas relevantes do cotidiano para promover a reflexão, a representatividade e a discussão sobre o assunto escolhido.
Além dos curtas-metragens exibidos ao longo dos seis dias de evento, a programação da 21ª Goiânia Mostra Curtas envolve também diversas atividades formativas – Laboratório de Roteiros Audiovisuais, oficinas, palestras, masterclass e debates, além de homenagem e outras atrações.
A GMC
A Goiânia Mostra Curtas é um festival, idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que acontece desde 2001. Esta 21ª edição, em 2022, é uma realização do Icumam Cultural e Instituto, Secretaria de Estado de Cultura de Goiás e Ministério do Turismo | Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, com apoio do Sebrae Goiás, InnSaei.tv e Projeto Paradiso. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Festivais e Eventos de Arte Aldir Blanc – concurso nº 19/2021 – SECULT-GOIÁS – Secretaria de Cultura – Governo Federal.