As inscrições para a chamada pública Seleção TV Brasil terminaram no último dia 10. Foram recebidos 1.676 projetos das 27 unidades da federação. A iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), voltada à TV pública, em parceria com a ANCINE e recursos do FSA, representa um investimento em conteúdo para a emissora pública de R$ 110 milhões. O edital prevê a contratação de, no mínimo, 35 produções independentes de conteúdo audiovisual brasileiro. As obras selecionadas e produzidas serão exibidas na TV Brasil e na RNPC (Rede Nacional de Comunicação Pública).
A chamada teve sete linhas temáticas abertas a propostas de projetos: Infantil, Infanto-Juvenil, Natureza e Meio Ambiente, Futebol Feminino, Sociedade e Cultura, Produção e Finalização de Longas-Metragens e Produção de Novela. Cada linha contempla formatos variados, unitários ou seriados, com quantidades de episódios e durações distintas.
O processo seletivo seguirá em três etapas eliminatórias: Habilitação, que prevê a checagem da documentação e dos materiais enviados; Avaliação, onde os projetos considerados aptos após a habilitação serão submetidos à análise preliminar, e receberão pontos de acordo com critérios como aspectos artísticos, relevância temática, qualificação técnica e estrutura da proposta; e por fim, Avaliação Final de Investimento, quando serão realizadas sessões de pitching com os projetos finalistas de cada linha. As atualizações do processo serão publicadas no site do edital.