A Samsung Ads, divisão de publicidade em Smart TVs da Samsung Electronics, realizou uma análise do consumo de conteúdo em milhões de TVs conectadas da marca no Brasil e no México. Com mais de 125 milhões de potenciais consumidores nos dois territórios, os dados indicam um público com alta conectividade e uso de múltiplas telas. Esse público alterna entre plataformas, experimenta diferentes gêneros e mostra-se receptivo à publicidade, desde que esta seja exibida no momento e formato adequados e agregue valor à experiência de consumo.
Os usuários de Smart TVs Samsung nos dois países assistem a mais de 2,5 bilhões de horas de conteúdo por mês, que incluem TV linear (aberta ou paga), aplicativos de streaming e jogos. O streaming predomina, superando o conteúdo linear tradicional, embora este ainda seja relevante para gêneros como novela, futebol e notícias ao vivo.
Consumo no Brasil
No Brasil, o consumo de conteúdo por streaming representa 77% do total de 89,6 milhões de potenciais consumidores em mais de 22,4 milhões de Smart TVs Samsung. Os heavy streamers, que dedicam mais de seis horas diárias à TV, incluindo o Samsung TV Plus, se destacam.
O comportamento do consumidor brasileiro é versátil, com interações mensais, em média, com 11 canais lineares, cinco gêneros de conteúdo e cinco aplicativos diferentes, além do consumo de jogos. Isso demonstra um comportamento multiplataforma.
Futebol, novela e publicidade
O futebol mantém sua importância nacional e regional, influenciando o consumo em aplicativos de streaming, canais FAST e videogames, onde é o gênero esportivo mais jogado. No Brasil, a novela ainda se destaca, mas divide espaço com plataformas sob demanda e canais gratuitos com anúncios.
A publicidade está presente na jornada do consumidor: 58% dos brasileiros e 61% dos mexicanos se lembram de anúncios exibidos antes dos programas. Além disso, um a cada três consumidores já descobriu uma nova marca por meio da TV conectada.
Os mexicanos estão mais imersos no universo sob demanda. Além de dedicar 85% do tempo ao streaming, o México apresenta um dos públicos mais engajados em canais FAST, com 30% dos consumidores preferindo assistir a conteúdos gratuitos com anúncios a pagar por assinaturas.
A TV conectada (CTV) surge como uma das plataformas mais promissoras para marcas que buscam alto engajamento, pois os consumidores aceitam bem a publicidade e valorizam o acesso gratuito a conteúdo de qualidade. A jornada de consumo no Brasil e no México revela nuances regionais importantes para campanhas hipersegmentadas.
"O público latino não apenas assiste à TV, ele vive a TV. Ele zapeia, descobre, interage, comenta, joga, aprende e compra. As marcas que entenderem esse comportamento e aproveitarem os formatos certos que uma Smart TV oferece estarão um passo à frente na construção de relevância e conexão", afirma Essio Floridi, diretor sênior de vendas da Samsung Ads para o Brasil.