Estão abertas as inscrições para o Cabíria Prêmio de Roteiro

O Prêmio Cabíria anuncia a abertura as inscrições de sua próxima edição – interessadas têm até o dia 31 de julho para se inscrever por meio do site. Para as inscrições até o dia 10 de julho, a taxa tem valor promocional de R$50. De 11 a 31 de julho, será a tarifa regular de R$80. Até dia 15 de julho, roteiristas negras, indígenas e mulheres trans poderão requisitar inscrições gratuitas, conforme regulamento exposto no site oficial do Prêmio Cabíria.

O quinto ano da iniciativa, destinada a celebrar e incentivar o protagonismo de mulheres no audiovisual, traz novidades como a criação da categoria Piloto de série documental, além das já existentes – Longa de ficção, Argumento infanto-juvenil de longa de ficção e Piloto de série de ficção. Os roteiros e argumentos inscritos precisam ser de autoria feminina ou escritos em co-autoria com roteiristas mulheres. Além disso, as narrativas devem contar com ao menos uma protagonista feminina. A temática é livre.

Outra novidade é a transformação da premiação da categoria Longa de Ficção em um laboratório que irá contemplar os cinco projetos finalistas. A primeira colocada também passará a integrar a rede de talentos do Projeto Paradiso, instituição que investe em formação profissional e geração de conhecimento. Na categoria Argumento infanto-juvenil de longa de ficção, criada na edição passada, o laboratório de projetos será ampliado e contemplará quatro projetos – no ano anterior, foram apenas dois. Nas demais categorias, as finalistas receberão credenciais para participação em eventos relevantes do setor audiovisual, além de consultorias.

O Prêmio Cabíria reforça ainda que cada categoria celebrará premiações para roteiristas negras e indígenas, o que não implica que mais profissionais negras e/ou indígenas não sejam contempladas, mas garante suas participações.

A premiação é parte do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual que em sua primeira edição, em novembro de 2019, ocupou diversos espaços do Rio de Janeiro com exibição de longas e curtas-metragens, além de debates, painéis, oficinas e palestras sobre narrativa audiovisual, diversidade, representatividade e equidade de gênero no setor. Este ano, o evento se prepara para uma edição digital, com data a ser confirmada no segundo semestre.

O Prêmio Cabíria conta com o apoio do Projeto Paradiso, Vídeocamp, Série Lab, FRAPA (Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre) e ROTA (Festival do Roteiro Audiovisual). Outras parcerias ainda estão sendo fechadas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui