Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Nordeste é destino de 66% das parabólicas gratuitas para TV aberta

Nordeste é destino de 66% das parabólicas gratuitas para TV aberta

Foto: Pixabay

O processo de distribuição de kits com parabólicas digitais de TV aberta para famílias de baixa renda executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) superou a marca de 3,1 milhões de instalações, sendo 66% delas na região Nordeste.

Os dados foram divulgados em coletiva da EAF realizada nesta terça-feira, 18, ao lado de representantes da Anatel. Após o Nordeste surgem Norte (15% dos kits entregues), Sudeste (11%), Centro-Oeste (5%) e Sul (3%) na fotografia da distribuição de kits de parabólicas digitais por região.

Os equipamentos são necessários para recepção do sinal de TV aberta após a migração de canais da banda C para a banda Ku, parte para liberação da faixa de 3,5 GHz para os serviços 5G. A entrega de kits para famílias de baixa renda utiliza recursos do leilão do espectro, licitado para as operadoras em 2021.

Segundo o CEO da EAF, Leandro Guerra, a expectativa é que o processo de entrega demande ao todo 5 milhões de kits de parabólicas digitais. No próximo mês de julho a entidade deve iniciar a fase 6 da distribuição, mirando 1,2 mil cidades onde a entrega dos kits ainda não começou (além de seguir atendendo praças com entregas em andamento).

Guerra também lembrou que uma projeção inicial da demanda – resultado do cruzamento de dados do Cadastro Único e da PNAD – chegou a apontar necessidade de 10 milhões de kits no País. Com pesquisas posteriores realizadas pela EAF, chegou-se à estimativa atual de 5 milhões de equipamentos.

Em paralelo, Guerra também apontou que ao viabilizar a instalação de mais de 3 milhões de kits até o momento, o projeto já impactou população de aproximadamente 15 milhões de pessoas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile