O Prêmio Orlando Senna ao curta-metragem brasileiro está com inscrições abertas até 16 de julho. A premiação visa reconhecer a contribuição da produção universitária ao cinema brasileiro, estimulando novos talentos e criando um catálogo de obras audiovisuais universitárias para uso pedagógico nas ações do Ministério da Cultura (MinC). Podem se inscrever filmes feitos como trabalho de conclusão de curso.
O prêmio é realizado pela SAV, em parceria com o Forcine e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com um investimento de R$ 140 mil em prêmios. Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o prazo de inscrição foi prorrogado para assegurar iguais condições de participação a todos. Serão escolhidos dez projetos, dois de cada uma das cinco regiões do País. Cada produção selecionada receberá R$ 14 mil, além de compor um catálogo especial para ações de difusão do Ministério e do Forcine.
A premiação homenageia o cineasta, roteirista e jornalista baiano Orlando Senna, reconhecido por sua contribuição ao audiovisual brasileiro.
O regulamento e as inscrições podem ser acessados na página do edital.