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Volume de inserções de marcas na TV no Dia dos Namorados caiu em 2024

(Foto: Pexels)

A plataforma Tunad analisou o volume de inserções e a estimativa de investimentos relativos ao Dia dos Namorados e aos 15 dias que o precedem nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024, abrangendo tanto a TV aberta quanto os canais de TV paga de São Paulo. 

A pesquisa identificou que, em 2024, houve uma queda de 44% no número de inserções e de 1% no investimento em comparação com o período de 2023, diminuindo de 3115 para 1729 o número de inserções e o investimento de R$ 27,8 milhões para R$ 27,3 milhões. O fato de 2024 apresentar uma redução de 44% no número de inserções e uma redução de apenas 1% no investimento pode ser explicado pelo crescimento de inserções na TV aberta, que foi de 656 em 2023 para 861 neste ano. Na TV paga, o número de inserções foi de 2459 em 2023 para 873 em 2024. 

Em termos de desempenho individual das marcas, em 2023 a Vivo se destacou, com uma estimativa de investimento maior que R$ 15 milhões, seguida por Renner, com mais de R$ 6,3 milhões, e Viva Sorte, com mais de R$ 1,9 milhão. Em 2024, O Boticário liderou em investimento, com mais de R$ 8,5 milhões. Na sequência, estão Viva Sorte, com mais de R$ 6,5 milhões, e Vivo, com mais de R$ 4,9 milhões. 

Analisando o crescimento percentual médio por inserção pela busca pelo nome das marcas dez minutos após suas veiculações, a C&A se destacou com 348,71, seguida por Lojas CEM, com 337,55; O Boticário, com 89,59; Viva Sorte, com 38,77; e Vivo, com 4,97. Essa análise foi feita a partir de dados do Google Trends. 

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