Festival Cultural CCJF em Casa tem eventos e cursos confirmados para julho e agosto

O Centro Cultural Justiça Federal apresenta o Festival Cultural CCJF em Casa, um espaço online para a realização de performances, shows, apresentações teatrais, exibição de filmes, palestras, bate-papos, cursos, shows, mostras, dentre outras atividades. O Festival terá início neste mês de julho e reforça a missão do CCJF de incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural e artística.

A iniciativa é da nova administração do CCJF, que tomou posse em maio deste ano para o Biênio 2021-2023, com a direção-geral da Desembargadora Federal Simone Schreiber, direção-executiva de Daniela Pfeiffer e a assessoria institucional de Evandro Salles. Segundo Pfeiffer, a pandemia isolou as pessoas e dificultou significativamente o acesso físico às diversas formas de expressão cultural, portanto esta iniciativa tem como objetivo manter um calendário ativo de programação, enquanto não retornam as atividades presenciais. Para isso, o CCJF oferecerá aos produtores culturais interessados toda a infraestrutura virtual necessária à transmissão e divulgação de suas atividades nas diversas mídias e emitirá certificados de participação. Haverá, também, a possibilidade de cobrança de inscrições, com a renda 100% revertida para o professor. Todas as atividades contarão com valores acessíveis ao público ou serão oferecidas gratuitamente.

Os interessados em apresentar projetos para integrar a programação do Festival online podem entrar em contato com a Divisão de Cultura por meio do e-mail cultura.ccjf@trf2.jus.br. Para o público, a programação atualizada poderá ser acessada no site.

Eventos 

Entre os eventos já confirmados, está o bate-papo com apresentação de trechos dos filmes e de fotos de "Açaí, Pérola Negra". Trata-se de um projeto cultural que abrange a produção e transmissão em plataformas digitais de imagens e histórias sobre a colheita artesanal do Açaí. Através da fotografia e de vídeos, Joilson Arruda e Saulo de Sousa constroem uma narrativa sobre o universo, cada vez mais escasso, dos catadores de açaí na sua forma artesanal. A curadoria do projeto é de Renato Negrão. O bate-papo será no dia 27 de julho, às 16h, com mediação de Daniela Pfeiffer, diretora-executiva do CCJF, no YouTube.

Também está confirmado o pré-lançamento do CD "Movimentos Contrários de Francisco Pellegrini" com uma conversa com o músico e arranjador no dia 10 de agosto, às 17h, no mesmo canal de YouTube.

Cursos 

Já na agenda de cursos, está "Travestilidade e Cinema", oficina que oferecerá seis aulas que buscam aprofundar a temática da travestilidade e da transgeneridade no cinema através de um estudo sobre as narrativas, as personagens e a cinematografia trans e travesti. As aulas serão ministradas nos dias 29 de julho, 5, 12, 19 e 26 de agosto e 2 de setembro, das 19h às 21h, com a professora Noá Bonoba, travesti, atriz, roteirista, cineasta, preparadora de elenco, dramaturga, escritora e pesquisadora. As inscrições são feitas diretamente pelo e-mail noabonoba@gmail.com

A lista segue com os cursos "Feminismos e Gêneros: o que diz a filosofia", nos dias 6 e 20 de agosto, 3 e 17 de setembro e 1º e 15 de outubro, das 15h às 17h, com os professores Joice Beatriz e Thiago Soares Leite. Inscrições pelo e-mail cursos.ccjf@trf2.jus.br; "Modelando Projetos Culturais", nos dias 13 e 18 de agosto, das 10h às 12h, com a professora Sandra Helena Pedroso. Inscrição online; e "Organização de dados e construção de indicadores para a gestão cultura", nos dias 23 e 25 de agosto, das 18h às 21h, com a professora Daniele Dantas. Inscrições pelo e-mail axia@axiacultural.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui