Festival Curta Kinoforum anuncia selecionados

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum anuncia a relação dos filmes selecionados entre os inscritos para sua 32ª edição, agendada para o período de 19 a 29 de agosto. Com todas as atividades gratuitas, o evento acontece de forma online, via plataformas virtuais, sendo acessível em todo o território brasileiro.

A seleção anunciada reúne 141 curtas-metragens, representando 43 países. A produção brasileira responde por 63 títulos. O festival recebeu em 2021 um total de 2.788 inscrições, vindas de 113 países.

Os títulos fazem parte das mostras internacional, latino-americana, brasileira, infanto-juvenil e Limite, além de programas especiais.

Os filmes convidados, os encontros, debates e as diversas atividades paralelas serão anunciados em breve, juntamente com a programação completa do festival.

O comitê de visionamento da Mostra Internacional foi composto por Amanda Pó, Anne Fryszman, Beth Sá Freire, Caetano Simões, Christian Saghaard, Cíntia Domit Bittar, Duda Leite, Issis Valenzuela, Júlia Lelli, Marcio Miranda Perez, Sofia Wickerhauser, Thiago Stivaletti e Thiago Minamisawa. Já para a Mostra Latino-Americana, responderam pelo visionamento Cíntia Domit Bittar, Marcio Miranda Perez e Issis Valenzuela. Beth Sá Freire, Erika Fromm, Fernanda Ramos, Francisco Cesar Filho, Jacson Dias, Julia Katharine e Leandro Pardí integraram o comitê de visionamento dos Programas Brasileiros. O processo de seleção contou ainda com a colaboração de participantes do Visionamento em Curso, um projeto da Associação Kinoforum voltado a estudantes de cursos universitários.

Criado em 1990, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo. Dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa, o evento é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos, e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro.

Entre os títulos nacionais selecionados, estão "4 Bilhões de Infinitos" (Brasil-MG, 2020) – Marco Antonio PereiraCompetição Brasileira;  "5 Fitas" (Brasil-BA, 2020) – Heraldo de Deus e Vilma Carla Martins – Mostra Brasil; "A Obra Final" (Brasil-SP, 2021) – Patrick Hanser – Mostra Brasil; "A Sentença" (Brasil-SP, 2021) – Laura Coggiola – Programas Especiais; e "A Terra em Que Pisar" (Brasil-DF, 2020) – Fáuston da Silva – Mostra Brasil, entre outros. A lista completa está disponível no site do evento

O festival é dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa e é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos. A entidade atua no apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro. Entre outras iniciativas, é responsável pelas Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, que completam 20 anos de atuação em 2021.

Viabilizado através do Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc, o evento conta com patrocínioda Spcine e da Prefeitura Municipal de São Paulo. A realização é da Associação Cultural Kinoforum, Sesc e Museu da Imagem e do Som. São correalizadores o  Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ministério do Turismo e Governo Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui