Estreia nesta quinta-feira, dia 21 de julho, a série documental "Adriano, Imperador" com exclusividade no Paramount+. O documentário relembra a trajetória de vida de uma das lendas do futebol brasileiro através de fatos marcantes narrados pelo próprio atleta.
"Estou feliz em fazer parte da família Paramount+ e espero que gostem do que fizemos. Ao gravar o documentário, a maior saudade que tive foi da minha infância, poder reviver esse período foi importante pra mim. Lembrei de quando soltava pipa e jogava bolinha de gude e pião, e também do meu pai. Pra mim, foi como se ele ainda estivesse vivo. No decorrer do processo ainda pude ser mais flexível e me abrir mais. As pessoas me deixaram muito à vontade para contar a minha história", disse Adriano em coletiva de imprensa realizada nesta terça, 19.
Ícones do futebol mundial como Aloísio Chulapa, Dejan Petkovi?, Javier Zanetti, Léo Moura e Ronaldo Fenômeno participam da série documental. Além deles, estão presentes também profissionais de outras áreas do esporte, como Massimo Moratti (ex-presidente da Internazionale); familiares de Adriano, como Rosilda Ribeiro, mãe do atleta; e amigos próximos.
"Fazer esse documentário foi um desafio. Não foi fácil mas, por um lado, Adriano tem uma família muito afetiva e próxima que colaborou muito, foi um entorno muito fácil de lidar, com pessoas abertas e transparentes. Isso me ajudou muito a chegar perto do Adriano e compreendê-lo para além do que ele podia me dizer. Ele conseguiu abrir sua alma. A série se traduz através dele mesmo", avaliou a diretora Susanna Lira.
Os episódios
Nova produção do VIS, divisão de estúdios da Paramount, a série documental reúne em três episódios relatos inéditos de Adriano, numa conversa franca e genuína, nos quais revive suas conquistas, suas lutas pessoais, familiares e, acima de tudo, o amor que sempre sentiu pelas suas origens. O documentário, além de trazer a voz do atleta como fio condutor da narrativa, conta ainda com imagens raras do arquivo pessoal da família, que foram cedidas pelo próprio Adriano. Do menino que cresceu em uma das maiores favelas do Brasil, a Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, até se tornar um ídolo do futebol que deixou para trás prestígio, fortuna e um contrato milionário na Europa para poder voltar às suas origens. Conflitos, fama, dinheiro, depressão, humildade, escândalos, carros, mulheres e futebol: todos os temas que gravitam em torno do universo polêmico de Adriano, o Imperador, serão abordados.
"Contar a história desse homem tão importante para o futebol brasileiro é uma grande responsabilidade. O principal objetivo era desvendar e traduzir o Adriano para as pessoas – a mídia gosta de falar dele, mas normalmente sobre questões mais superficiais sobre a sua vida. Ter tempo para aprofundar e saber qual a origem dessas questões foi importante. As pessoas julgam muito, e eu queria traduzir o Adriano para uma compreensão maior. Não no sentido de passar pano pra nada, até porque tive liberdade para fazer a série como eu queria, mas quando você se aproxima de uma pessoa e conhece sua família, sua história, seus traumas, entende um pouco da sua personalidade e de quem se tornou. A morte do pai do Adriano, por exemplo, foi um ponto de virada na vida dele, e fez com que ele se tornasse esse cara mais introvertido e tímido. Foi algo que o marcou para sempre. Existe uma tradição de jogadores brasileiros que cuidam de suas famílias inteiras, e quando Adriano perde o pai, ele entende tudo isso. Como ser humano, ele ganhou uma dimensão muito maior, e representa muito esse Brasil profundo. Para mim, foi um processo muito comovente", completou Susanna.
Novo pilar de esporte do grupo
"Adriano, Imperador" é um projeto do Paramount+ desenvolvido pelo VIS Américas, divisão da Paramount, e produzido pela Bananeira Filmes. O lançamento vem para reforçar o novo pilar focado em esportes do Paramount+, que contempla o recém-anunciado direito de transmissão da Copa Sul-Americana e Libertadores de 2023 a 2026.