A NFL – National Football League e a ESPN fecharam um acordo que dá à companhia multimídia de esportes a exclusividade em TV por assinatura no Brasil na transmissão dos jogos da liga até a temporada de 2016. O novo acordo dá à ESPN o direito de transmitir ao menos um jogo em cada horário de transmissão.
A programadora tem direito de transmitir:
- todos os jogos de quinta-feira (Thursday Night Football);
- um jogo das 13h aos domingos;
- um jogo das 16h aos domingos;
- todos os jogos das noites dos domingos (Sunday Night Football) – incluindo o jogo de abertura da temporada;
- todos os jogos das noites de segunda-feira (Monday Night Football);
- três jogos do dia de Ação de Graças;
- todos os jogos da fase de Wildcard para os playoffs das duas conferências;
- todos os jogos dos playoffs das duas conferências;
- todos os jogos das finais de divisão (AFC e NFC);
- o jogo do Pro Bowl; e
- o jogo do Super Bowl.
A ESPN também terá os direitos para transmitir um terceiro jogo domingo à tarde, podendo optar pelo horário das 13h ou das 16h. Com isso, a ESPN terá até seis jogos por semana, além de todos os jogos do playoff, Pro Bowl e do Super Bowl. Todos os jogos são exclusivos para ESPN na TV por assinatura.
A emissora transmitirá ainda os jogos em dispositivos móveis no WatchESPN – plataforma de vídeos e programas ao vivo e on demand. Além disso, garantiu os direitos maiores de clipes digitais disponíveis via Internet e celular no site ESPN.com.br. Os direitos também incluem Compactos, com os melhores momentos das partidas, cobrindo sessenta jogos por temporada.
Audiência
Segundo o canal, durante a temporada regular de 2013, a audiência da ESPN com a NFL cresceu 29% em comparação com o período anterior.
O Super Bowl XLVIII alcançou a maior audiência de TV por assinatura em 2014 no dia do jogo, 2 de fevereiro. Outro dado que registrou crescimento foi o ATS (Average Time Spent – tempo de permanência no canal), que registrou uma média de 76 minutos, contra 49 minutos em 2013 – um aumento de 55%.