Mídia se despede de Silvio Santos

Silvio Santos no Troféu Imprensa 1981. (Crédito: Erasmo de Souza/SBT/Divulgação)

Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, morreu no último sábado, dia 17, em decorrência de uma broncopneumonia. O fundador do SBT, que nasceu no Rio de Janeiro em 1930, foi um self-made man que se reinventou diversas vezes até, finalmente, começar sua carreira nas comunicações na década de 1950 como locutor de rádio, onde rapidamente se destacou por seu talento e carisma.

Em 1954, chegou a São Paulo e tornou-se um fenômeno da Rádio Nacional. No ano seguinte, iniciou sua trajetória na televisão, comandando diversos programas de sucesso na TV Paulista.

Com seu espírito empreendedor, em 1958, Silvio Santos fundou sua primeira empresa e, em 1960, criou sua produtora, a Publicidade Silvio Santos. Em 1963, estreou o "Programa Silvio Santos", que se tornou um hábito na vida dos brasileiros e está no ar há mais de 60 anos ininterruptos.

Ao longo dos anos, Silvio Santos inovou e trouxe diversos formatos de programas para a televisão, como games, shows de calouros, programas de auditório e concursos. Em 1972, fundou o Grupo Silvio Santos, a holding controladora de suas empresas.

Em 1976, conquistou a concessão de seu primeiro canal de televisão, a TV Studios Silvio Santos, embrião do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão. Inaugurado em 1981, o SBT rapidamente se tornou a segunda maior rede de televisão do país.

Silvio Santos também teve uma breve carreira política, candidatando-se à Prefeitura de São Paulo em 1988 e à Presidência da República em 1989.

Faleceu aos 92 anos como um dos maiores ícones da televisão brasileira.

Desde sábado, diversos veículos de mídia e entidades do setor manifestaram pesar pela perda do comunicador.

Redes

Na manhã deste sábado, dia 17 de agosto, a Globo divulgou nota de pesar pela morte do apresentador Silvio Santos: "O Brasil se despede hoje com tristeza de um apaixonado pela comunicação e um dos seus maiores expoentes. Agradecemos ao Silvio tudo que fez pela televisão brasileira e enviamos nosso carinho à família, aos amigos, aos colaboradores e aos fãs".

A TV brasileira perdeu hoje Silvio Santos e está de luto.
Em nome da família Saad e da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, me solidarizo com os seus familiares e companheiros de trabalho do SBT.
Silvio Santos foi o maior comunicador da história da TV brasileira. Deixa gerações de fãs e de seguidores e um enorme legado que não será esquecido.
João Saad

Com grande pesar que o Sr. Edir Macedo, sua família, o CEO da Record, Sr. Marcus Vinícius Vieira, os funcionários, diretores e colaboradores da RECORD recebem a notícia de que uma parte da história da televisão brasileira se encerrou neste sábado, 17 de agosto de 2024, com a morte de Senor Abravanel. Infelizmente chega o dia que Silvio Santos e seu público se separam.
A TV nacional foi construída pela ação heroica e visionária de empresários audaciosos que ousaram simplesmente inventá-la. Silvio Santos, nesse enredo, foi um personagem único. Dentre estes pioneiros, somente ele trabalhou para além dos bastidores e das decisões empresariais, colocando seu rosto, sua voz e um carisma inigualável à frente das câmeras.
Em 93 anos de vida, mais de 60 se confundem com a televisão. Silvio Santos foi camelô, animador de circo, locutor e radialista em seus primeiros passos profissionais. E cada um deles parecia destinado a levá-lo para a carreira que o tornaria célebre para todos os brasileiros, a de homem de TV. Porque Silvio Santos não era tão somente apresentador ou proprietário de uma emissora, ele era a TV. Personificando-a como ninguém, Silvio Santos ajudou a moldá-la com seu estilo único e personalista, contribuindo para sua consolidação como a mídia mais importante para o brasileiro em todos os cantos do país.
Impossível não destacar que, como apresentador, deixa a programação de domingo como um de seus grandes legados. Ninguém dominou como ele o desafio de oferecer atrações populares e bem ao gosto do brasileiro. Um talento que fez dele referência incontestável.
No papel de empresário, não foi menos brilhante. Empreendedor nato, adquiriu o primeiro canal no Rio de Janeiro, em 1975, a TV Studios Silvio, a TVS. Depois, tornou-se sócio da RECORD, emissora que mais tarde decidiu vender para os atuais acionistas. A partir de então, focou sua atenção na antiga TVS, que cresceu até formar o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.
Sempre querido no meio da comunicação, Silvio Santos teve uma relação de respeito e amizade com o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Edir Macedo. Em 2015, ele fez questão de conhecer o Templo de Salomão, em São Paulo, onde resgatou parte de sua origem judaica.
Silvio Santos se foi, mas apenas um capítulo de sua história termina aqui. Seu legado como comunicador, empresário e cidadão certamente continuarão a servir como exemplo e inspiração a todos que sempre o admiraram.
À toda família Abravanel, aos colaboradores do SBT e brasileiros que por anos o acompanharam, expressamos nosso profundo sentimento de pesar.
Silvio, como você muitas vezes cantou: "Do mundo não se leva nada". Mas que você leve a nossa gratidão e pelo menos um pouco da alegria que nos trouxe. Por aqui, vamos sempre "sorrir e cantar"…

A Warner Bros. Discovery Brasil lamenta profundamente o falecimento do empresário e apresentador Silvio Santos. Neste momento de pesar, nos solidarizamos com sua família, amigos e colaboradores do SBT. Silvio Santos foi um dos maiores comunicadores de todos os tempos e um empresário de destaque na televisão brasileira. Deixará para sempre uma marca inconfundível na indústria do entretenimento e da informação.

É com imenso pesar que o Grupo Jovem Pan recebe a notícia do falecimento de Silvio Santos. Ao longo de décadas, Silvio Santos construiu um legado incomparável, cativando e entretendo gerações com seu talento inconfundível e carisma singular.
Silvio revolucionou a televisão no Brasil, tornando-se um exemplo de empreendedorismo e perseverança, além de ser uma referência no mundo da comunicação. Sua trajetória deixa marcas profundas e continuará inspirando a todos que valorizam sua enorme contribuição para o entretenimento no país.
Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, a todos os colaboradores das empresas do Grupo Silvio Santos e a todos que compartilham desta perda irreparável. Que o legado e a memória de Silvio Santos permaneçam vivos no coração de todos os brasileiros.

Entidades

Um dos maiores nomes da televisão brasileira, a história de Silvio Santos se confunde com a da comunicação de nosso país. Em sua passagem pelas principais emissoras de TV, como Tupi, Globo, Record, até fundar o SBT, o comunicador trilhou uma jornada única ao atrair gerações de brasileiros nos vários programas de auditório, deixando uma marca inesquecível. Dono de um estilo e de uma risada inconfundíveis, por mais de 60 anos, Silvio Santos esteve no ar, levando alegria e irreverência às tardes de domingo. Empresário de sucesso, teve uma das trajetórias mais bem sucedidas, sem esconder sua paixão pelo que fazia. Silvio Santos deixa uma enorme lacuna no entretenimento brasileiro. Sua habilidade em se comunicar com o público é um legado que fica para a história da radiodifusão do país. Neste momento de luto e gratidão por tudo o que Silvio Santos representou, a Abert presta solidariedade aos familiares, companheiros do SBT, amigos e colegas de trabalho.
Flávio Lara Resende, presidente da Abert

É com profundo pesar que a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) recebe a notícia do falecimento de Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, aos 93 anos, em São Paulo (SP). Silvio Santos foi uma das figuras mais icônicas e influentes do Brasil, revolucionando o rádio e a televisão e encantando milhões de brasileiros ao longo de sua carreira. Empresário e fundador do SBT, o homem do baú inovou o formato de auditório com o Programa Silvio Santos, a atração mais longeva da televisão brasileira. O Brasil perde um grande comunicador que deixa um legado imortal na história da comunicação.

Perdemos hoje um dos maiores comunicadores e empresários do Brasil. Aos 93 anos, Silvio Santos deixa um legado para a história da televisão e das comunicações. Sua vida seguirá como inspiração, especialmente por sua capacidade de inovar, criar e alcançar pessoas com simplicidade e generosidade.
A Conexis Brasil Digital expressa seus sentimentos à família, ao SBT e a todos os brasileiros que estão de luto neste momento.
Marcos Ferrari
Presidente executivo da Conexis Brasil Digital

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lamenta profundamente a morte de Silvio Santos, um dos maiores comunicadores do Brasil e também compositor, com 25 músicas registradas no banco de dados da gestão coletiva. Empresário, apresentador e ícone da televisão brasileira, Silvio Santos foi uma das figuras mais importantes da comunicação no Brasil, construindo um legado incomparável na história da televisão e no entretenimento nacional.
Seu carisma, talento e empreendedorismo transformaram o cenário da mídia no país, e seu impacto será lembrado por gerações. Neste momento de grande tristeza, o Ecad se solidariza com familiares, amigos e todos que foram tocados pela presença única de Silvio Santos.
Como titular de música, a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98) garante que os herdeiros de Silvio Santos continuarão a receber os rendimentos em direitos autorais relacionados às suas contribuições no campo do entretenimento e comunicação por 70 anos após sua morte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui