As parcerias com empresas de telecomunicações se tornaram a principal estratégia de ampliação de base e, sobretudo, de administração do churn dos serviços de streaming. Um estudo da BB Media sobre parcerias de plataformas de streaming mostra que neste mercado competitivo, um em cada três serviços já estabeleceu parcerias-chave, com 77,9% dessas alianças formadas com provedores de telecomunicações e TV paga.
A análise global da BB Media destaca a prevalência de pacotes comerciais (63,7%), que permitem aos usuários acessar vários serviços de streaming através de pacotes integrados. Essas colaborações beneficiam as empresas ao combinar serviços e oferecer vantagens, como preços promocionais ou períodos de teste gratuitos. Além disso, proporcionam maior conveniência ao gerenciar múltiplos serviços em uma única transação.
Regiões
O estudo da BB Media traz dados por região, rastreando parcerias em 148 países. A maioria dessas alianças com telecomunicações oferece pacotes combinados que incluem acesso completo a um ou mais serviços de streaming, muitas vezes com descontos ou períodos de teste gratuitos, combinados com planos de internet, celular ou TV.
Na América Latina, Claro domina o cenário com alianças com 17 plataformas, seguida pela Vivo com 12, e DGO com 11. A DGO está aliada à Paramount+, MAX e Disney+, mas ainda tem a oportunidade de se associar ao Prime Video.
Na região EMEA, a Vodafone lidera com 17 parcerias, seguida pela Orange com 15, e SFR e Telia, cada uma com 10 alianças. Todos têm a Netflix, MAX, Disney+ e Prime Video como parceiros, exceto Telia, que ainda não firmou aliança com a Disney+.
Na APAC, Iprimus e Aussie Broadband lideram com 9 parcerias cada uma, enquanto Ais, Fetch e Telkomsel seguem com 8. Netflix e Prime Video são os principais parceiros nesta região.
Na UCAN, Dish, Verizon e YouTube TV lideram a lista com 20 parcerias cada um, os mais altos globalmente. A Xfinity segue com 15 e a Cox Communication com 13. Todos esses parceiros estão aliados com MAX, Netflix, STARZ e Paramount+, exceto a Dish, que ainda não garantiu uma aliança com a Paramount+.
Oportunidades
Apesar da importância das parcerias com telecomunicações, as alianças com serviços financeiros permanecem uma grande oportunidade para a indústria. A análise revela que 4,3% das alianças de streaming são com serviços financeiros, com a LATAM e a APAC liderando esses acordos.
As parcerias com o comércio eletrônico, especialmente com o Mercado Livre na LATAM, ganharam relevância, oferecendo aos usuários descontos em assinaturas da Disney+, Max, Paramount+ e Vix, além de benefícios como frete grátis. À medida que ambas as indústrias continuam crescendo, essas colaborações representam oportunidades estratégicas para alcançar públicos-alvo compartilhados.