A nova relação da música com a publicidade em festivais, no streaming, em comerciais, produções para cinema, TV, rádio e diferentes plataformas na internet, além de live marketing: esse é o ponto central que será abordado em um painel do 10º Festival do Clube de Criação com o músico, cantor, compositor e produtor musical Wilson Simoninha entrevistando no palco o também cantor, compositor e produtor musical Zé Ricardo, diretor artístico e criador do Palco Sunset do Rock in Rio, em vários países do mundo, e que assina ainda a direção artística do Espaço Favela do Rock in Rio.
O Festival do Clube de Criação acontece neste fim de semana, dias 22 e 23 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O bate-papo entre Zé Ricardo e Simoninha será às 18h50, no domingo.
"Vamos falar das novas realidades relacionadas às parcerias da música com a publicidade, em uma visão que abrange a comunicação 360 graus, inclusive os grandes festivais de música, uma das grandes especialidades do Zé Ricardo. Além de ser um artista muito talentoso e de altíssimo nível, ele tem essa expertise de curadoria de grandes eventos musicais", afirma Simoninha. "Ele tem muitas lições para passar a todos nós sobre a música, a arte e a publicidade", completa.
Trajetórias
No universo dos festivais de música, Zé Ricardo não atua somente no Rock in Rio, onde é diretor artístico e criador do Palco Sunset e diretor artístico do Espaço Favela, no qual sempre atua com grande preocupação em relação à inclusão social. Ele também é o curador da parte de música do Rio2C e foi diretor artístico e curador musical do Verão TIM, evento musical que reuniu mais de 600 mil pessoas na praia de Ipanema em janeiro de 2020 e que, em 2022 teve sua segunda edição na Praia de Copacabana, com o novo nome de TIM Music Rio.
Durante o auge da pandemia, em 2020/21, ele criou e produziu para a Mastercard algumas das principais lives do país, na série "Faça Parte", que promoveu encontros únicos como os de Gilberto Gil e Iza; Milton Nascimento, Liniker e Xênia França; Seu Jorge, Elza Soares e Agnes Nunes; e Criolo e Alcione. Em dezembro de 2021 para encerrar o projeto, Zé Ricardo criou, produziu e realizou, com a Leve Criações, um show de Natal no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, onde reuniu Caetano Veloso, Luisa Sonza, Maria Rita, Paulinho da Viola, Alcione, Rael, Agnes Nunes, Liniker e Xênia França em um show transmitido ao vivo pelo canal Multishow.
Zé Ricardo assina ainda a direção artística da edição 2023 do Festival de Verão de Salvador, que acontecerá no final de janeiro do próximo ano na capital baiana, reunindo um line-up de shows inéditos.
Além dos grandes eventos de música ao vivo, Zé Ricardo também atua com cinema. Das dez maiores bilheterias do cinema nacional dos últimos sete anos, ele compôs a trilha sonora original de metade delas: "Minha Mãe é Uma Peça 2" e 3, "De Pernas Pro Ar 3", "Loucas Pra Casar", "Tô Ryca", "Farofeiros" e "Um Suburbano Sortudo".
Com cinco CDs e um DVD lançados, ao longo de sua carreira Zé Ricardo dividiu o palco com grandes nomes da música nacional e internacional. Atualmente, ele viaja pelo Brasil com seu show "Segue o Baile".
O bate-papo com Zé Ricardo será conduzido por seu amigo Wilson Simoninha, músico, intérprete, compositor, produtor e diretor musical que durante toda a sua vida sempre esteve acompanhado pela música. Filho de Wilson Simonal, um dos maiores artistas de nosso país, Simoninha traz em sua bagagem uma vida de experiência musical. Sua trajetória de sucesso inclui várias turnês pelo Brasil e também internacionais, pelos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Em 2016, assumiu a direção musical do programa "Domingão do Faustão", atividade que mantém no "Domingão com Huck". Foi diretor artístico do selo Trama, importante gravadora independente. Além dos palcos, Simoninha também está à frente da produtora de som S de Samba, em sociedade com Jair Oliveira, onde já criou grandes sucessos do universo publicitário, muitos deles premiados.
Em 2018, ele e o irmão ganharam, no Festival de Gramado, um Kikito por Melhor Trilha Sonora para o longa-metragem "Simonal – O Filme", que conta a história de seu pai e de sua família. Com o mesmo longa, em 2020 a dupla arrebatou o troféu Grande Otelo para Melhor Trilha Musical no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Assinou as duas edições do programa "Falas Negras", em 2020 e 2021, da Rede Globo. E, em 2022, fez sua oitava participação no Rock in Rio (ele se apresentou em seis edições desse festival no Brasil, uma em Portugal e uma em Las Vegas). No momento, Simoninha trabalha na produção de novo disco de inéditas, ainda sem previsão de lançamento.