Globo Play virou benchmark para todo o mercado, diz Cisco

O serviço over-the-top da Globo, o Globo Play, funciona com base na plataforma Virtualized Video Processing (V2P), da Cisco, que edita o conteúdo e publica-o de forma virtualizada e automaticamente em tempo real. Segundo o gerente de desenvolvimento de negócios do mercado de Mídia e Entretenimento da Cisco, Andre Altieri, a mudança de posicionamento da Globo, colocando parte do seu negócio em múltiplos dispositivos e saindo da oferta quase que exclusivamente através da grade linear, começa a repercutir em todo o mercado. "A Globo gerou benchmark no mercado e já há outras empresas preparando coisas semelhantes", disse o executivo a este noticiário.

Duas semanas depois do lançamento, o Globo Play já soma quase dois milhões de downloads nos aplicativos para IOS e Android.

Segundo Altieri, a plataforma da Cisco automatiza todo o processo de captar o conteúdo linear – após o playout – e não só exibi-lo, como tirar dele os trechos de interesse para disponibilização de forma diferenciada na plataforma online da Globo. Todo o conteúdo, o ao vivo e os trechos, são codificados para cada tamanho de tela, ajustando também os metadados de forma a enriquecer a exibição nos diferentes dispositivos.

Processo

O executivo da Cisco explica que, para que a plataforma V2P possa trabalhar, foi necessário rever todo o processo, desde a ilha de edição dos conteúdos. Isso porque a plataforma recebe um arquivo especificando o que tem que ser cortado e em que tempo do vídeo. Além disso, o conteúdo que precisa ser mediado, segue para mediação. "Se for um conteúdo de terceiro, por exemplo, ele é colocado para mediação, até que seja liberado ou não para codificação para os diferentes dispositivos", explica.

Para fazer a plataforma funcionar, a área de serviços avançados da Cisco atuou na sua customização, criando workflows customizados para o método de trabalho da emissora.

No momento, não há uma integração com outros serviços como as redes sociais, mas a plataforma permite. "Há outras fases a serem implantadas", diz o executivo da Cisco, sem citá-las. No entanto, explica que a plataforma permite integrar DRM (gestão de direitos autorais) e billing. Por enquanto a autenticação é feita pela Globo.com.

"Se a Globo quiser regionalizar a parte de comerciais, a plataforma já está adequada", diz Altieri.

Flexibilidade

Segundo o executivo da Cisco, há flexibilidade na plataforma para futuros desenvolvimentos. A Cisco trabalha com a metodologia de desenvolvimento Agile, recebendo constantes contribuições dos clientes. "O produto está em contante desenvolvimento. Está aberto a novas plataformas que possam surgir, como um novo codec de vídeo, ou novo conceito de proteção de conteúdo, nova aplicação etc", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui